12/09/2019 - 09h00

Professor visitante participa de atividades na área processamento de dados

Gabriele Mencagli, da Università di Pisa, está atuando na Escola Politécnica

2019_09_10_gabriele_mencagli_pucrs_print6(mariana_haupenthal)

Foto: Mariana Haupenthal

O professor da Università di Pisa, na Itália, Gabriele Mencagli, está na PUCRS como professor visitante no âmbito do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt) desde o início de setembro. O docente faz parte do Departamento de Ciência da Computação da instituição italiana e está participando de atividades na Escola Politécnica.

Mencagli foi recepcionado no Escritório de Cooperação Internacional, onde conheceu um pouco mais sobre a estrutura e atividades desenvolvidas na PUCRS. Na agenda do professor estão previstas palestra, aulas para a pós-graduação e alinhamento de atividades junto ao grupo de pesquisa Modelagem e Aplicações Paralelas, coordenado pelo professor Luiz Gustavo Leão Fernandes.

Dentre  os resultados esperados desta visita estão a elaboração de artigos científicos em coautoria que serão publicados em periódicos internacionais, bem como preparar a ida do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) Adriano Jose Vogel, que iniciará  seu período de sanduíche em dezembro de 2019. Adriano ficará doze meses na Università de Pisa, onde será recebido pelo grupo de pesquisa Parallel Programming Models Group, no qual o professor Gabriele é membro da equipe.

Apresentação do WindFlow

2019_09_10_gabriele_mencagli_pucrs_print3(mariana_haupenthal)

Foto: Mariana Haupenthal

No dia 9 de setembro, Mencagli proferiu a palestra WindFlow: a C++17 parallel library for data stream processing on multicores. A palestra abordou o WindFlow, uma biblioteca paralela para processamento eficiente de fluxo em sistemas multi-core modernos. A biblioteca é baseada nos componentes paralelos fornecidos pelo FastFlow, uma estrutura de programação paralela desenvolvida na Universidade de Pisa. Foram apresentados os componentes básicos do FastFlow e sua semântica, a API (Application Programming Interface) do WindFlow baseada em C ++ 17 e seu sistema de execução paralelo.

Processamento de fluxo de dados

2019_09_10_gabriele_mencagli_pucrs_print(mariana_haupenthal)

Foto: Mariana Haupenthal

Mencagli também está ministrando o curso Data Stream Processing (from the parallelism perspective), voltado aos estudantes do PPGCC. Diante de um número crescente de dispositivos no mundo capazes de produzir ou gerar grandes quantidades de dados em fluxo contínuo, o curso tem como objetivo fornecer uma sólida base no campo de pesquisa de técnicas de processamento eficientes. A programação compreende uma introdução à teoria por trás do processamento de dados em fluxo contínuo, uma visão geral dos mais conhecidos sistemas de processamento de fluxo contínuo (por exemplo, Apache Storm, Apache Flink e Spark Streaming) e os resultados mais recentes alcançados pela comunidade científica em termos de otimizações, padrões e modelos de custos.

Além disso, dentro das metas esperadas para o período de visita estão o desenvolvimento de dois novos trabalhos de pesquisa em conjunto cujos tópicos de estudo são: Towards novel stream processing frameworks e A complete benchmark suite in C++ for parallel NAS. Mencagli está vinculado ao projeto de cooperação Extração de Conhecimento de Grandes Volumes da Dados, dentro do tema prioritário Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente.