05/08/2019 - 10h31

Professor indiano aborda política internacional e governança global em atividades na PUCRS

Dattesh Parulekar, da Universidade de Goa, ministrará aula inaugural e curso de extensão

2019_08_05_Dattesh_divulgacao

Foto: Divulgação

Entre os dias 26 e 30 de agosto, a PUCRS receberá o professor Dattesh Parulekar, da Universidade de Goa, na Índia. O docente vem a convite dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) e História (PPGH) para ministrar a aula inaugural Changing Contours and Shifting Trajectories in International Politics: Role of India, China and Latin America, in the Global Governance. O pesquisador abordará política global e relações entre Índia, China e América Latina na governança global, compreendendo seu alcance e profundidade. O encontro acontece no dia 28 de agosto, das 16h às 18h, no auditório do Prédio 9 do Campus (av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Palestra ministrada em inglês, sem tradução.

A visita marca o início da primeira atividade desenvolvida em parceria entre a PUCRS e a instituição indiana, fruto da missão de trabalho do professor da Escola de Humanidades Agemir Bavaresco à Índia, em fevereiro de 2019. Durante o período no exterior, o professor da PUCRS teve a oportunidade de palestrar na universidade, além de se reunir com professores do Centre for Latin American Studies, do departamento de Filosofia da Instituição.

Disciplina para a pós e curso de extensão

Além da aula inaugural, o professor Dattesh Parulekar ministrará uma disciplina de Tópicos Especiais para os alunos de pós da História e da Filosofia, que também será aberta à participação de alunos de outros Programas da Universidade. Com a temática Global Politics and Strategic World View, alunos interessados poderão participar do curso na modalidade de extensão comunitária, nesse caso sem necessidade de inscrições prévias, aberto à comunidade externa, conforme disponibilidade de vagas. Interessados podem obter mais informações pelo e-mail [email protected].

Cooperação em foco

Reuniões de trabalho e alinhamentos de projetos em cooperação também devem marcar a passagem do professor indiano à PUCRS. Para o coordenador do PPGH, Luciano Aronne de Abreu, a presença de Parulekar trata de mais uma importante ação de internacionalização dos programas de pós, nesse caso para uma região inédita e com laços acadêmicos muito frágeis, quase inexistentes, no contexto brasileiro.

“A vinda do professor Dattesh representa o primeiro movimento de circulação de professores e, quem sabe, de alunos, que esperamos possa vir a se estabelecer com a Universidade de Goa. Em segundo lugar, deve-se também destacar essa primeira ação de internacionalização conjunta entre os PPGs em História e Filosofia”, adiciona o docente.