11/11/2019 - 12h45

Professor da University of Hong Kong ministra palestra sobre alfabetização múltipla

Brendan Weekes também é professor na University of Sydney e estará na PUCRS no dia 14 de novembro

definition-390785_1280

Foto: Pixabay

Na próxima quinta-feira, dia 14 de novembro, às 14h, o professor da University of Hong Kong e da University of Sydney Brendan Weekes profere a palestra Literacy in Contact: Reading and Writing in Multiliterate Speakers na Escola de Humanidades. O encontro será na sala 305, do Prédio 8 do Campus (av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).

Weekes abordará como o amplo acesso a tecnologias, incluindo smartphones, mídias sociais e aplicativos tem gerado o crescimento da alfabetização múltipla. Esse fenômeno já é antigo, no entanto traz novas reflexões, especialmente sobre como a crescente “cidadania digital” pode criar barreiras para muitos indivíduos. O professor visitante abordará como negligenciar a diversidade na escrita nos países em desenvolvimento pode levar a outras desigualdades globalmente, especialmente quando os falantes de um idioma minoritário são forçados a se alfabetizar em um idioma não nativo.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. A atividade valerá horas complementares para alunos da graduação.

Sobre Brendan Weekes

Brendan Weekes vem pesquisando alfabetização desde seus estudos de doutorado no início dos anos 90. Este trabalho amadureceu em estudos psicolinguísticos e neurolinguísticos de bi-alfabetização em scripts, com foco nas nações do BRIC. Ele é investigador principal de projetos apoiados pelo Research Grants Council (RGC) em Hong Kong pelo governo chinês (State Key Laboratory) e conseguiu recursos de organismos internacionais (NSF) para apoiar seu trabalho que se estende a estudos sobre palestrantes bilíngues bilaterais no Brasil, Chipre, Grécia, Índia, Itália, Mongólia, Rússia, Suíça, Turquia e Reino Unido.