10/10/2019 - 16h33

Professor da Macedônia do Norte participa de projeto sobre desenvolvimento econômico e social

Rui Dang participou de atividades na Escola de Negócios

ruidang-5111

Foto: Camila Cunha

O professor Rui Dang da St. Paul The Apostle University of Information Science and Technology, na Macedônia do Norte, esteve na PUCRS como professor visitante pelo PUCRS-PrInt. A passagem do pesquisador pela Universidade deu início a uma parceria no campo da pesquisa, expandindo ainda mais as conexões internacionais da PUCRS e reforçando o compromisso da instituição com a internacionalização.

A colaboração do pesquisador foca especialmente na área da Administração, em especial em planejamento de cidades. Dang esteve vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade e contribuiu com o projeto de cooperação Aspectos macro e microeconômicos associados ao desenvolvimento econômico, social, humano e ambiental, coordenado pela professora da Escola de Negócios Edimara Luciano.

Impacto da vizinhança nas oportunidades individuais

ruidang-5141

Foto: Camila Cunha

Além de reuniões com professores da PUCRS e encontros com alunos, Rui Dang proferiu a conferência Do welfare dependent neighbors matter for individual welfare dependency?, na Escola de Negócios. Na ocasião, o pesquisador trouxe dados sobre como a vizinhança em que uma criança cresce poderá influenciar seu sucesso individual e as oportunidades que terá acesso. “Crianças que se mudaram para áreas de baixa pobreza quando jovens se saem muito melhor quando adultos”, afirmou.

De acordo com números apresentados por Dang, 30% dos indivíduos que mudam para áreas mais desenvolvidas alcançam maiores ganhos, 27% estão mais propensos a frequentar a faculdade e 30% têm menor probabilidade de se tornarem pais ou mães solteiros. Além disso, o pesquisador chamou a atenção para a importância da utilização de big data na solução de problemas sociais e econômicos, considerando uma oportunidade no desenvolvimento de cidades inteligentes.