14/09/2018 - 08h06

Portal PUCRS Internacional evidencia pesquisa, convênios e mobilidade acadêmica

Website concentra temáticas transversais voltadas à internacionalização da Universidade

site internacional,bandeiras,países,internacionalização

Foto: Shutterstock/ArtisticPhoto

Está no ar o novo portal PUCRS Internacional, um espaço voltado à comunidade PUCRS, que busca divulgar as inúmeras ações de internacionalização realizadas na Universidade. Com o objetivo de promover boas práticas, o website concentra temáticas transversais relevantes para o fortalecimento da relação acadêmico-institucional entre os diversos setores da universidade.

Para a assessora-chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, Heloísa Delgado, este espaço contribui para a valorização de importantes contribuições feitas por nossos pesquisadores e representa um passo fundamental para a promoção da visibilidade da instituição no país e, em breve, no mundo, visto que muitos dos conteúdos serão veiculados também em inglês e espanhol.

No portal, informações sobre pesquisas internacionais, convênios com instituições estrangeiras, mobilidade acadêmica e experiências internacionais dividem espaço com novidades e eventos que fomentam a internacionalização. Saiba mais sobre as editorias:

Pesquisas internacionais

No PUCRS Internacional você encontrará pesquisas de cooperação internacional nos cinco temas prioritários:

• Saúde no Desenvolvimento Humano
  • Mundo em Movimento: Indivíduos e sociedade
  • Tecnologia e biodiversidade: Sustentabilidade, energia e meio ambiente
  • Inovação Tecnológicas para um Mundo Dinâmico e Interconectado
  • Humanismo, Educação e Cultura na Era da Conectividade

Além de conhecer as pesquisas em curso realizadas na PUCRS, pesquisadores são convidados a enviar informações sobre seus projetos para compor a relação de trabalhos no portal.

Convênios internacionais

Um ponto chave para o processo de internacionalização da PUCRS é o estabelecimento de parcerias com instituições de outros países. No portal, você encontra a relação de convênios internacionais da Universidade, bem como todas as orientações e documentação para a solicitação de convênio com instituições do exterior.

Mobilidade acadêmica

Informações sobre mobilidade acadêmica também estarão concentradas no PUCRS Internacional. Além de orientações sobre os editais de Acordos Bilaterais – onde os estudantes estão isentos de taxas escolares na universidade de destino –, existe ainda informações sobre bolsas de estudo, documentação necessária para participar dos editais e Programa Amigo Universitário, que envolve o acolhimento de estrangeiros na Universidade.

PUCRS pelo mundo

Descubra onde professores, pesquisadores e alunos estão internacionalizando suas carreiras no blog PUCRS Pelo Mundo. Este espaço está reservado para compartilhar relatos de experiências, aprendizados e dicas sobre intercâmbio acadêmico, eventos no exterior e viagens de estudos.

Boas práticas, novas iniciativas, eventos e novidades estarão centralizados como forma de valorização e incentivo para a construção de uma comunidade internacionalizada. Para divulgar seu trabalho de cooperação internacional ou temática relacionada à internacionalização, envie um e-mail para [email protected].