12/03/2020 - 09h22

Pesquisadora canadense colabora com projeto sobre barreiras de acesso à saúde

Greta Bauer está participando de atividades na Escola de Ciências da Saúde e da Vida

2020_03_12_greta_bauer_divulgacao

Foto: Divulgação

A professora da Western University, no Canadá, Greta Bauer está na PUCRS nesta semana participando de atividades na Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Greta integra o projeto de internacionalização financiado pela FAPERGS, intitulado Impacto de barreiras de acesso à saúde na saúde geral e mental de mulheres que fazem sexo com mulheres e coordenado pelo professor Angelo Brandelli.

Na PUCRS, Greta está ministrando uma disciplina sobre técnicas estatísticas para análise da interseccionalidade de marcadores sociais no Programa de Pós-graduação em Psicologia. Ela também ministrou uma palestra sobre as pesquisas populacionais, censitárias com a comunidade trans que conduziu no Canadá e fará uma rodada de discussão de projetos de pesquisa em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa coordenado por Bradelli.

“Greta é uma as pioneiras no desenvolvimento de melhores práticas para coleta de dados em pesquisas populacionais com pessoas trans. Ela desenvolveu trabalhos de relevância mundial na área das barreiras no acesso à saúde, e o impacto dessas barreiras na saúde das pessoas trans no Canadá que impulsionaram diversas mudanças na legislação do seu pais”, conta Brandelli.

Avanços nos estudos

De acordo com Angelo Brandelli, dois estudos envolvendo a coleta de dados com mulheres que fazem sexo com mulheres estão sendo finalizados. Além disso, uma missão a instituição canadense da professora Greta Bauer está sendo planejada, para apresentar os dados levantados no Brasil. “Além disso, planejamos uma pesquisa futura com homens que fazem sexo com homens utilizando a mesma metodologia”, completa. O docente espera também que a parceria renda frutos para além das publicações acadêmicas, mas também no intercâmbio de discentes.