07/11/2019 - 17h38

Célia Carlini esteve na universidade belga pelo PUCRS-PrInt

2019_11_07_celina_carlini_print

Célia Carlini com o doutorando Carlos Almeida / Foto: Arquivo pessoal

A professora da Escola de Medicina Célia Carlini esteve em missão na KU Leuven, na Bélgica, apoiada pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). Durante a passagem pela instituição, foram discutidas as possibilidades de cotutelas com dupla diplomação e ampliação da colaboração já existente entre o Laboratório de Neurotoxinas (LaNeurotox), coordenado por Célia e a KU Leuven. Além disso, a vinda de um aluno belga para estágio no laboratório está sendo articulada.

A Missão oportunizou verificar o andamento da parte experimental da tese do aluno do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Carlos Gabriel Moreira de Almeida, que está em período sanduíche na instituição belga também pelo PUCRS-PrInt. Além disso, a visita possibilitou o encontro com o pesquisador Jan Tytgat, que acompanha o estudante na KU Leuven e mantém trabalhos em parceria com a PUCRS.

A parceria entre Célia e o professor Tytgat iniciou em 2015 e de lá para cá estudos em conjunto estão sendo conduzidos. Em 2019, o artigo Jaburetox, a natural insecticide derived from Jack Bean Urease, activates voltage-gated sodium channels to modulate insect behavior foi publicado no periódico Pesticide Biochemistry and Physiology.

No âmbito do PUCRS-PrInt, Célia Carlini coopera com o projeto Aspectos biopsicossociais associados à saúde do indivíduo na vida adulta, vinculado ao tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano e coordenado pela professora Tatiana Irigaray.