24/07/2019 - 08h40

Oportunidades de pesquisa na PUCRS atraem estudantes internacionais

Alunos podem atuar em laboratórios, grupos e centros de pesquisa da Universidade

estágios, internacional, oportunidade, pucrs, estudantes, alunos

Erick encontrou no programa a possibilidade de conhecer o universo virtual. Foto: Mariana Haupenthal

O Programa de Oportunidades de Pesquisa para estudantes internacionais tem atraído alunos de diferentes partes do mundo em busca de experiência na área acadêmica. Atualmente, 55 laboratórios, estruturas e grupos de pesquisa têm vagas para estudantes de graduação e pós-graduação com interesse em uma vivência prática, com supervisão direta dos professores da PUCRS.

Os franceses Erick Rajaonarivony, Julien Virassamy e Othmane El Yousfi, da EI.CESI, são estudantes de Engenharia e chegaram à PUCRS em junho. Os alunos estão atuando no Grupo de Realidade Virtual, Grupo de Pesquisa em Neurofilosofia e no Laboratório de Motores e Combustíveis Alternativos, respectivamente. Juntamente com eles, outros dois estudantes internacionais estão atualmente na Universidade participando do programa.

Oportunidade para internacionalizar

Para Rajaonarivony, que está cursando a graduação, o programa tem sido uma oportunidade para descobrir o universo da realidade virtual, além de contribuir com seu aprendizado no desenvolvimento de novos softwares e habilidades de programação. “A experiência tem me permitido conhecer novas pessoas e criar networkings, além de fortalecer meu currículo. Uma experiência internacional contribui diretamente na criação de um perfil mais aberto e preparado para novas experiências”, adiciona o estudante.

estágios, internacional, oportunidade, pucrs, estudantes, alunos

Julien pretende aplicar os aprendizados com a pesquisa em sua carreira profissional. Foto: Mariana Haupenthal

Julien Virassamy optou por uma área bastante diferente da sua formação. Estudante de Engenharia em Sistemas Aplicados, o estudante optou por uma experiência no campo da neurofilosofia para turbinar o currículo. “Eu optei por essa área, pois pretendo trabalhar com gerência, assim poderei entender melhor meu time e organizar meu trabalho”, afirma. Para o estudante, a vivência internacional traz inúmeros benefícios, em destaque o aprendizado de um novo idioma e o desenvolvimento de habilidades de adaptação.

Experiência na pós-graduação

Já Yousfi buscou a oportunidade como parte da sua formação de mestrado. Vivendo sua primeira experiência internacional, o estudante afirma que a experiência tem sido marcada por aprendizados e contato com novas culturas. “Esse tempo no Brasil tem me permitido sair da zona de conforto e aprender muito, desde o idioma até os costumes do dia a dia”, conta.

No laboratório, Yousfi analisa o comportamento do biodiesel usando motores convencionais. “É uma oportunidade muito rica, porque há muito trabalho manual e precisamos fazer profundo estudo para entender bem o impacto do biodiesel no desempenho do motor e suas emissões”, completa o aluno.

Sobre o programa

Yousfi analisa o comportamento do biodiesel. Foto: Mariana Haupenthal

O programa coordenado pelo Escritório de Cooperação Internacional visa a internacionalização do Campus, além de fomentar um ambiente multicultural nos diversos espaços da Universidade. As oportunidades são voltadas para todas as áreas do conhecimento e contemplam estudantes em diferentes estágios da graduação e pós-graduação. A duração do programa, assim como a carga horária, é flexível, variando de acordo com cada oportunidade. Para ser elegível ao programa, o estudante internacional deverá estar vinculado a uma instituição conveniada à PUCRS.

Alunos internacionais interessados em desenvolver uma prática profissional na área da pesquisa podem conhecer as oportunidades neste link. As inscrições têm fluxo contínuo. Mais informações sobre as oportunidades de pesquisa podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].