08/04/2019 - 14h08

Novos bolsistas da Fulbright atuam na Escola de Humanidades

Profissionais norte-americanos participam de disciplinas do curso de Letras

2019_04_02_ETAS(mariana_haupenthal)

Benjamin Brooks, Emily Burns e Angelo Gallegos ficam na PUCRS até dezembro de 2019. Foto: Mariana Haupenthal

Pelo segundo ano consecutivo, a PUCRS conta com a presença de três bolsistas norte-americanos que atuarão na Escola de Humanidades da PUCRS. Os visitantes fazem parte do Programa Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant – ETA) para projetos institucionais, realizado pela Capes em cooperação com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e Brasil (Fulbright).

Os professores Angelo Gallegos (University of Colorado) e Emily Burns (Saint Michael’s College), recém-chegados, ficarão em Porto Alegre até dezembro. Eles se somam a Benjamin Brooks (DePaul University), que está na PUCRS desde março de 2018, e renovou seu período de permanência até o final deste ano, dando seguimento às atividades.

Para 2019, os visitantes auxiliarão os professores nas disciplinas da Letras: Inglês 1 e 3, Literatura Americana e Estágio 1, 3 e 4. Além disso, os norte-americanos também darão workshops sobre cultura, tecnologia e ensino; escrita de cover letters (cartas de apresentação); e globalização e interculturalidade.

As professoras Aline Fay de Azevedo, Bárbara de Moraes Barros, Cristina Perna, Débora Ardais e Heloísa Delgado foram as responsáveis pelo projeto O discente de Letras visto como agente propulsor da cidadania na educação básica, que conquistou a participação da PUCRS no programa por dois anos. Aline comemora a oportunidade de desenvolver novamente este projeto ao lado de três professores estadunidenses profissionais e competentes. “Além disso, acreditamos que a presença deles, oriundos de uma cultura diferente da nossa, auxilia e traz um novo olhar aos alunos da Letras Inglês”, completa.