18/07/2019 - 09h05

Novo edital divulga vagas para mobilidade acadêmica em 16 países

São 36 opções de instituições conveniadas para início dos estudos em 2020

programa mobilidade academicaA possibilidade de estudar um semestre no exterior com aproveitamento das disciplinas no seu curso de Graduação da PUCRS é uma realidade para alunos da Universidade. O Programa de Mobilidade Acadêmica está com um novo edital aberto para início dos estudos no exterior no período 2020/1. São mais de 100 vagas em 36 universidades conveniadas no exterior. As inscrições vão até o dia 2 de agosto de 2019.

No novo edital, há vagas para Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, México, Portugal, Reino Unido, Suécia e Uruguai. As vagas contemplam todas as áreas do conhecimento.

Como participar

A modalidade de Acordos Bilaterais permite que estudantes cursem um semestre da graduação no exterior, ficando isentos de mensalidades na universidade de destino, devendo apenas manter vínculo de no mínimo 12 créditos na PUCRS. Saiba quais são os requisitos para participar:

• Estar matriculado em curso de graduação da PUCRS e permanecer matriculado no mesmo curso durante todo o período de mobilidade.
  • Ter cursado, no mínimo, 15% e, no máximo, 80% de seu curso no momento da inscrição deste processo (conferir no atestado de disciplinas cursadas).
  • Não estar apto a colar grau ao fim do semestre de 2020/1.
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e no máximo até 3 reprovações (conferir no atestado de disciplinas cursadas).
  • Ter idade mínima de 18 anos completos até o dia 2 de agosto de 2019.
  • Ser brasileiro (a) ou ter nacionalidade brasileira.
  • Ter suficiência/proficiência linguística conforme exigido pela Instituição de destino (verificar na lista de vagas).

A entrega de documentos no Escritório de Cooperação Internacional (Prédio 1, sala 110) deverá ser feita até às 12h do dia 2 de agosto de 2019. Após esta etapa, ocorrerá a análise da documentação e prova de proficiência. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no edital de seleção.

PUCRS pelo mundo

Interessados em realizar mobilidade acadêmica poderão conferir relatos e experiências de alunos que já participaram do programa no blog PUCRS pelo Mundo. No espaço, estudantes de diversos cursos compartilham suas percepções sobre as universidades do exterior, rotina de estudos e curiosidades culturais sobre a vivência internacional. Acesse os posts neste link.

Mais informações sobre mobilidade acadêmica podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente no Escritório de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.