14/02/2020 - 13h40

Novas tecnologias para avaliar a saúde do idoso são foco de cooperação nos EUA

Professor Angelo Bos está na University of Alabama, em Huntsville pelo PUCRS-PrInt

2020_02_14_angelo_bos_pucrs_print2

Foto: Arquivo pessoal

O professor Angelo Bos, do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, está atuando como professor visitante na University of Alabama, em Huntsville (UAH), nos Estados Unidos, até o final deste mês de fevereiro.  O docente integra o projeto de cooperação Desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores em saúde, coordenado pela professora Maria Martha Campos, do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt).

Durante o período no exterior, o professor trabalhará na adaptação do instrumento de avaliação do Projeto de Atenção Multiprofissional ao Longevo (Ampal) do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, utilizando tecnologia móvel que propiciará que o mesmo seja utilizado em diferentes ambientes e países.

Novas tecnologias

Angelo Bos conta que a UAH foi criada para apoiar o centro da NASA no desenvolvimento de tecnologias espaciais, principalmente no desenvolvimento de foguetes e sistemas de propulsão. Dentro desse desenvolvimento de tecnologias surgiu a necessidade de se criar sensores que pudessem acompanhar à distância tanto componentes dos foguetes quanto o estado de saúde dos astronautas.

Nesse contexto de desenvolvimento de sensores para diversas funções, o pesquisador Emil Jovanov tem aplicado esse conceito na avaliação do estado de saúde. Por envolver tecnologias móveis, se adapta à necessidade do Ampal de utilizar tecnologias que possam ajudar na avaliação e acompanhamento domiciliar do estado de saúde de nonagenários e centenários de Porto Alegre.

Sendo o primeiro projeto da PUCRS a receber apoio do Fundo Municipal do Idoso, foi possível avaliar 245 participantes a nível domiciliar. “Essa amostra é única no Brasil e muito atrativa para a Universidade do Alabama em Huntsville principalmente para o Dr Jovanov. Dentro do período que estou aqui, estamos explorando as diferentes necessidades de avaliação do Ampal e as possibilidades de aplicação de sensores já desenvolvidos e com potencial de desenvolvimento”, conta Bos.

Segundo o pesquisador, a experiência clínica na área do envelhecimento por parte da PUCRS e a experiência tecnológica da UAH tem um potencial muito grande de desenvolvimento de atividades colaborativas. Além disso, entre as atividades desenvolvidas estão a coorientação de alunos de doutorado do pesquisador Jovanov e reuniões com docentes da Escola de Enfermagem e da Escola de Engenharia da UAH.