26/08/2019 - 10h47

Negócios e inovação em debate durante missão na American University

Professor Rafael Prikladnicki esteve na Kogod School of Business para alinhar parcerias institucionais

2019_08_26_rarael_prikladnicki_pucrs_print2

O diretor do Tecnopuc visitou a Kogod School of Business. Fotos: Arquivo pessoal

O professor da Escola Politécnica e diretor do Parque  Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) Rafael Prikladnicki retornou da sua missão na American University, nos Estados Unidos, no âmbito do PUCRS-PrInt. O docente esteve na Kogod School of Business na American University como parte do projeto de cooperação Tecnologia e Sociedade num mundo globalizado e em crise, coordenado pelo professor Ingo Wolfgang Sarlet e vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade.

No exterior, Prikladnicki discutiu oportunidades de colaboração em várias frentes, incluindo a área acadêmica e a incubadora de empresas da instituição norte-americana. A parceria entre a American University e a PUCRS já existe desde 2009, especialmente com projetos de colaboração com o professor Erran Carmel, uma das referências na área de globalização de tecnologia.

PUCRS e American University

Ainda em 2009 houve o início da pesquisa em conjunto sobre o papel do Brasil na globalização da tecnologia de informação, com publicação de estudo em conjunto. Em 2010, o professor Carmel visitou a PUCRS pela primeira vez. De 2014 a 2017, um projeto sobre crowdsourcing em desenvolvimento de software possibilitou a visita do professor Carmel à PUCRS em diversas oportunidades, além de alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) visitando a American University. Em 2018, um novo projeto foi alinhado, pesquisando temas de inovação e empreendedorismo e futuro do trabalho, focando especialmente no desenvolvimento startups de software.

“Desde então, temos conversado e tentado ampliar o escopo da colaboração, que até então era sobre pesquisa em conjunto, para troca de experiências entre os ambientes de inovação, intercâmbio de alunos no tema de empreendedorismo e inovação. Também temos discutido sobre dupla diplomação”, conta Prikladnicki.

2019_08_26_rarael_prikladnicki_pucrs_print

Prikadnicki juntamente com o responsável pela incubadora de empresas da American University, Bill Bellows.

A colaboração com a American University, através do professor Erran Carmel, gerou diversos resultados significativos para a PUCRS. A partir da missão, o desejo é que a parceria se consolide ainda mais, definindo a visão do que é esperado atingir e avaliando os resultados alcançados até aqui.

Boas práticas em foco

Além da visita à American University, o docente da PUCRS participou da Agile Conference, a maior conferência internacional no tema de metodologias ágeis. Na conferência, Prikladnicki coordenou uma trilha sobre o futuro da agilidade e apresentou a parceria entre a Escola Politécnica, o Centro de Inovação e a empresa ThoughtWorks, sediada no Tecnopuc. “O projeto chamado de Aceleradora Ágil existe há 8 anos e envolve a formação complementar de jovens em tecnologia usando metodologias ágeis”, conta o professor. O trabalho apresentado focou na experiência na PUCRS da Aceleradora Inclusiva, que é uma extensão da aceleradora ágil iniciada em 2018, com foco na formação tecnológica para jovens em situação de vulnerabilidade social.