18/10/2019 - 09h58

Nanotecnologia na área da Odontologia é apresentada em missão nos EUA

Professor Eduardo Gonçalves Mota passou pela School of Dental Medicine da Roseman University

2019_10_16_eduardo_mota_print2

Foto: Arquivo pessoal

O professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Eduardo Gonçalves Mota esteve na School of Dental Medicine da Roseman University, nos Estados Unidos, pelo PUCRS-PrInt. A missão proporcionou o encontro com a diretora do Programa de Pós-Graduação Prashanti Bollu, além de uma reunião com os professores do curso da instituição norte-americana, entre eles, Karthikeyan Subramani, com quem Mota já mantém uma consolidada parceria de publicações conjuntas desde 2012.

Durante o período nos Estados Unidos, o professor proferiu a palestra para o corpo docente e discente da instituição sobre Nanotechnology in Operative Dentistry (A nanotecnologia na Odontologia Restauradora). “Na ocasião, apresentei o PUCRS-PrInt, nossa instituição e resumi os resultados das pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS desde 2006. Foram apresentadas as publicações, dissertações e teses orientadas pelos docentes permanentes do nosso Programa e da parceria com Centro Interdisciplinar de Nanociência e Micro-Nanotecnologia, o NANOPUCRS”, conta Mota.

Além disso, a missão proporcionou que o professor da PUCRS e Subramani avaliassem os resultados das publicações prévias na coautoria de futuros artigos. Em um momento especial, assinaram as duas edições do livro Emerging Nanotechnologies in Dentistry, publicados em parceria 2012 e 2018.

2019_10_16_eduardo_mota_print

Foto: Arquivo pessoal

Mota também passou pelas instalações da instituição como clínicas odontológicas e centro de pesquisas. Quanto à pesquisa, foi possível dar segmento ao projeto interinstitucional Nanofiller dispersion in dental composites, onde as amostras produzidas e testadas na PUCRS foram submetidas a ensaios adicionais na universidade visitada. “Desta forma, faço um agradecimento especialmente ao coordenador do NANOPUCRS, professor Ricardo Papaléo e da doutoranda Cristiane Boniatti pelo esforço conjunto na produção dos nanomateriais”, finaliza o docente.

Eduardo Mota integra o projeto de cooperação Desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores em saúde, coordenado pela professora Maria Martha Campos e vinculado ao tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano.