Dúvidas frequentes

Até quando posso me inscrever no Programa de Mobilidade Acadêmica Acordos Bilaterais?

Para o semestre que inicia em março, as candidaturas deverão ser submetidas até 15 de novembro. Para o semestre que inicia em agosto, as candidaturas deverão ser submetidas até 15 de abril.

O conhecimento de português é obrigatório?

Os estudantes de intercâmbio não necessitam apresentar comprovante de domínio da língua portuguesa. No entanto, é aconselhável que o estudante tenha alguns conhecimentos da língua, sobretudo caso inscreva-se para as disciplinas ministradas em português. É altamente recomendável que todos os estudantes frequentem o curso de português durante o semestre. Antes de inscreverem-se nesta disciplina, os estudantes passarão por uma prova de nivelamento. Além disso, a PUCRS oferece um curso intensivo de língua portuguesa para alunos estrangeiros antes do início do programa de estudos de graduação ou pós-graduação na Universidade.

Há a possibilidade de estudar em outra língua?

Sim. A PUCRS disponibiliza disciplinas ministradas em inglês de diversas áreas de estudo. Para se inscrever nestas disciplinas o estudante não necessita apresentar qualquer certificado de proficiência em inglês. Acesse lista de disciplinas ministradas em inglês.

A PUCRS oferece alojamento?

A PUCRS não tem alojamento para estudantes no campus nem fora do campus. No entanto, tem uma parceria com a Housing Anywhere de forma a ajudar os estudantes. Cada estudante é responsável por arranjar alojamento para si.

Posso realizar algum estágio na PUCRS?

Sim. Todos os estudantes internacionais estão convidados a realizar estágios acadêmicos/atividades de pesquisa nos laboratórios da PUCRS ou no Parque Tecnológico TECNOPUC, de acordo com as vagas disponíveis.

Que tipo de visto necessito para estudar no Brasil?

Para registrarem-se na PUCRS, todos os estudantes de Mobilidade precisarão de obter um visto de estudante, de acordo com a lei brasileira. Para poderem requerer o visto, todos os estudantes receberão uma Carta de Aceite, tanto por e-mail como por correio. O visto será concedido pelo Consulado do Brasil no país de origem do estudante. Quando iniciam as aulas? No Rio Grande do Sul, o 1º Semestre inicia em março e o 2º Semestre em agosto.

Qual o sistema de notas?

A nota final em cada disciplina é expressa em graus numéricos de zero a dez, calculados até a primeira casa decimal. O estudante que obtiver nota mínima 7,0 estará dispensado da prova G2. Para ser aprovado o estudante deverá obter nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) e, pelo menos, 75% de presença nas aulas.

Quanto vale um crédito?

O crédito é a unidade básica para a avaliação da intensidade e duração do curso, correspondendo a 15 horas-aula ou trabalho escolar equivalente, por período letivo. Por trabalho escolar equivalente à hora-aula se entende atividade de laboratório, exercícios de aula, seminários, estágios supervisionados e outros, aprovados pelos Colegiados das Faculdades.