03/08/2020 - 17h21

Mobilidade acadêmica lança novos editais para estudos no exterior em 2021

Novos editais oferecem mais de 200 vagas em 57 universidades de 14 países

edital com vagas, mobilidade acadêmicaNa expectativa de que em 2021 a situação da pandemia mundial estará controlada, o Escritório de Cooperação Internacional lança, a partir desta segunda-feira, os novos editais de mobilidade acadêmica presencial para início dos estudos em 2021/1. São mais de 200 vagas para 14 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Espanha, França, México, Portugal, Suécia e Uruguai.

O Edital 1 recebe inscrições até o dia 21 de agosto de 2020 e o Edital 2 segue até o dia 19 de setembro de 2020. Os dois editais contemplam vagas de graduação para o Programa de Acordos Bilaterais, que isenta o estudante PUCRS de taxas acadêmicas na universidade de destino. O aluno poderá consultar a relação de vagas de cada edital para conhecer as universidades contempladas em cada um.

Como participar no processo seletivo

Para se inscrever, o candidato deverá encaminhar para o e-mail [email protected]: formulário de inscrição, plano de estudos, termo de ciência e responsabilidade, atestado de disciplinas cursadas, histórico escolar, cópia do passaporte e comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Os candidatos também deverão apresentar comprovante de proficiência em língua estrangeira e aqueles que não possuírem, poderão candidatar-se a instituições de destino que aceitem a prova da PUCRS, que será realizada após o período de inscrições.

Conheça os requisitos para participar

• Estar matriculado em curso de graduação da PUCRS e permanecer matriculado no mínimo em 12 créditos, no mesmo curso na PUCRS, durante todo o período de mobilidade.
  • Ter cursado, no mínimo, 15% e, no máximo, 80% de seu curso no momento da inscrição;
  • Não ter previsão de formatura para o semestre da mobilidade (2021/1);
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e no máximo até três reprovações no curso atual;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos até o último dia de inscrições previsto no cronograma do edital;
  • Ser brasileiro(a) ou ter nacionalidade brasileira;
  • Ter suficiência/proficiência linguística no idioma do país de destino, conforme exigido pela instituição de destino (verificar na lista de vagas).

Diante das incertezas e circunstâncias geradas pela pandemia quanto às atividades e calendários acadêmicos das universidades parceiras no exterior, os editais poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Para mais informações sobre o processo seletivo ou sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3660.