21/08/2019 - 09h30

Missão na University of Salford fortalece cooperação interinstitucional

Laura Pinto Utz apresentou o PUCRS-PrInt e possibilidades de pesquisa no Pró-Mata

laura utz

Foto: Arquivo pessoal

A professora Laura Pinto Utz esteve em missão no exterior na University of Salford, na Inglaterra pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). A docente participa do projeto de cooperação internacional Avanços da Genômica e seus impactos no Estudo da Biodiversidade, coordenado pelo professor Sandro Luís Bonatto e vinculado ao tema prioritário Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Ambiente.

O objetivo da missão foi realizar a análise de dados da pesquisa em colaboração com a instituição britânica, além de apresentar as oportunidades do projeto PUCRS-PrInt. A palestra sobre o projeto foi voltada aos professores da Escola de Ciências da instituição, acompanhada por uma apresentação do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, mostrando sua estrutura para pesquisa e desenvolvimento dos cursos de pós-graduação.

“Este aspecto foi muito importante porque a Escola de Ciências da University of Salford possui várias disciplinas de pós-graduação que focam em práticas de campo que, em geral, são realizadas em outros países. A possibilidade de realização aqui no Pró-Mata foi discutida com muito interesse pelos professores”, conta Laura.

Além disso, a passagem pela instituição estrangeira permitiu conhecer pesquisadores que trabalham em projetos que são complementares a pesquisas desenvolvidas na PUCRS, a fim de firmar novas colaborações institucionais. Acredita-se que esse alinhamento será uma forma de fortalecer ainda mais a cooperação internacional entre as duas universidades.

Pesquisa em andamento

O projeto de pesquisa que analisa a diversidade de organismos presentes na água que fica acumulada nas folhas da bromélia, bem como no solo adjacente, tem sido desenvolvido em parceria com o docente Joe Taylor, da University of Salford, que esteve na PUCRS em junho também no âmbito do PUCRS-PrInt como professor visitante. “Neste projeto, estamos finalizando a geração de dados e iniciando as análises”, conta Laura. O estudo deve ser publicado em periódico internacional até o final deste ano. Além disso, o professor Joe Taylor participará como coorientador do projeto de doutorado da aluna Fernanda Benedetto Gazulha, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade.