21/06/2019 - 15h52

André Pase participou de congresso e reuniões de alinhamento nos Estados Unidos

2019_06_18_andre_pase_pucrs_print

Foto: Arquivo pessoal

O professor da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos), André Pase participou de uma missão no mês de maio no Massachusetts Institut of Technology (MIT), em Cambridge, nos Estados Unidos. O pesquisador faz parte do projeto de cooperação Tecnologia e Sociedade num mundo globalizado e em crise, coordenado pelo professor Ingo Wolfgang Sarlet, vinculado do tema prioritário Mundo em movimento: Indivíduos e sociedade.

A missão teve dois grandes objetivos: a apresentação de um artigo no evento Media in Transition 10, intitulado Whatsapp as a backchannel for the contemporary Brazilian city e a realização de reuniões de trabalho com laboratórios parceiros no MIT, principalmente com o Comparative Media Studies/Writing. “Essas reuniões foram importantes para definir a vinda à PUCRS do professor William Uricchio no próximo ano, além de ajustar o nosso projeto para também auxiliá-lo nas pesquisas que ele desenvolve”, comenta Pase. Segundo o professor, mapeamentos e discussões buscam a compreensão de como as tecnologias atuais estão relacionadas – e também moldam – os espaços urbanos.

Parceria PUCRS e MIT

De acordo com Pase, a cooperação com o MIT opera em dois eixos, além do contato permanente com pesquisadores da IES parceira. “O professor Uricchio já ministrou seminário em Porto Alegre, resultado de uma parceria assinada em 2011 entre as duas instituições, mesmo ano em que fui professor visitante em Cambridge”, conta o professor. Dois pesquisadores do grupo de pesquisa do professor da Famecos já realizaram estágio de pós-doutoramento no MIT, consolidando laços entre as instituições.

“Mais uma vez, a PUCRS reforça sua posição de protagonista na pesquisa e na produção do conhecimento científico através de parcerias importantes como essa e da valorização das relações humanas que tornam a Universidade uma referência”, completa Pase.