08/10/2019 - 13h39

Mestrando em Psicologia é primeiro brasileiro a receber Graduate Travel Award

Felipe Vilanova recebeu o prêmio da Society for Personality and Social Psychology

felipe_vilanova,psicologia,pós-graduacao,aluno,estudante,mestrando

Felipe Vilanova, mestrando do Pós em Psicologia / Foto: Mariana Haupenthal

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), Felipe Vilanova, recebeu o Graduate Travel Award 2019, reconhecimento concedido pela Society for Personality and Social Psychology (SPSP). O universitário é o primeiro brasileiro a ser agraciado pela premiação desde a sua criação, em 2016. O prêmio foca em estudantes que tenham currículos com produções internacionais e cuja proposta de trabalho esteja entre as mais bem avaliadas. A premiação consiste em um destaque nos meios de divulgação da sociedade e auxílio financeiro para participar da convenção anual da SPSP em fevereiro de 2020, nos Estados Unidos.

Vilanova submeteu o trabalho intitulado Evidence for cultural variability in Right-Wing Authoritarianism factor structure in a politically-unstable context. Nele, o mestrando acompanhou as mesmas pessoas por um período de 3 anos (2016, 2017 e 2018) e investigou o que elas pensavam sobre diversos temas relacionados à política. “Concluímos que no Brasil, diferentemente do resto do mundo, governos e leis tendem a ser vistos como algo que não merece respeito, nem obediência. Mesmo mudando o governo e as leis, como mudaram entre 2016 e 2018, o entendimento sobre eles foi altamente estável”, comenta Vilanova. O artigo completo sobre a pesquisa foi aceito recentemente para publicação na revista Social Psychological and Personality Science, e  deve estar disponível no início de 2020.

Motivos para você estudar na PUCRS

Orientado pelo professor Ângelo Brandelli Costa, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, e coorientado pelo professor Taciano Lemos Milfont, da Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia, Felipe Vilanova acredita que a parceria internacional do PPGP contribuiu para a conquista. Além disso, pela relevância da SPSP como referência para a promoção da psicologia social mundialmente, o estudante acredita que, com o prêmio, a visibilidade da produção científica nacional também é beneficiada.