05/12/2019 - 17h50

Mais de 70 alunos realizarão mobilidade acadêmica em 2020/1

Reunião pré-embarque reuniu os estudantes que estudarão no exterior no próximo ano

mobilidade acadêmica, intercâmbio, pré-embarque, internacionalização

Foto: Camila Cunha

No primeiro semestre de 2020, 73 estudantes de diversos cursos de graduação estarão vivenciando experiências internacionais em universidades parceiras da PUCRS. O grupo embarca para o período de mobilidade acadêmica em 15 países: Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Portugal, Reino Unido, Suécia e Uruguai.

Na reunião pré-embarque desta quinta-feira, dia 5 de dezembro, a equipe do Escritório de Cooperação Internacional compartilhou informações acadêmicas, dicas e orientações importantes para os estudantes. O encontro também contou com a presença da professora de Psicologia Valéria Thiers, falando sobre choques culturais e sobre os desafios que a experiência de mobilidade apresenta.

Prontas para o mundo

Para a estudante da Escola de Direito Malu Vitória Facchinetto, a escolha pela Universidade de Coimbra, em Portugal, ocorreu pelo reconhecimento do país na sua área de estudo. “Portugal ajudou a fundar o Direito brasileiro e a mobilidade proporciona que eu tenha uma experiência de imersão neste país”, celebra.

Malu, Jéssica e Mariana participaram da reunião / Foto: Mariana Haupenthal

Já a estudante de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Jéssica Santos Machado embarca em 2020 para a Universidade do Porto. “É uma oportunidade de viver a rotina de uma nova universidade, além de proporcionar o meu crescimento pessoal. Penso em fazer mestrado ou doutorado fora do país e essa vivência contribuirá para esse plano futuro”, conta.

Mariana Faccio Muller, do curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica, escolheu a Universidade de Parma, na Itália, como destino para seu período de mobilidade acadêmica. De origem italiana, a estudante sempre teve o sonho de morar no país e aproveitou a possibilidade de cursar disciplinas do seu curso para viver a experiência durante a graduação.

Mais informações sobre mobilidade acadêmica podem ser encontradas no site ou presencialmente no Escritório de Cooperação Internacional, na sala 110 do Prédio 1. Dúvidas podem ser direcionadas para o e-mail [email protected].

Conheça as instituições de destino dos alunos no próximo semestre:

País Universidade
Alemanha Universität Tübingen