29/08/2019 - 16h15

Liderança global e política internacional são temas de aula inaugural

Palestra foi proferida pelo professor visitante Dattesh Parulekar, da Universidade de Goa

Foto: Bruno Todeschini

Dattesh Parulekar é professor na Universidade de Goa, na Índia. Foto: Bruno Todeschini

Na tarde desta quarta-feira, dia 28 de agosto, aconteceu a aula inaugural dos  Programas de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) e História (PPGH) com a conferência do professor indiano Dattesh Parulekar, da Universidade de Goa. Na ocasião, o professor visitante apresentou a palestra Changing Contours and Shifting Trajectories in International Politics: Role of India, China and Latin America in the Global Governance, onde abordou aspectos da política internacional e as relações entre China e Índia na liderança global, além de reflexões sobre a América Latina.

Parulekar classificou a China e a Índia como dois “poderes” em crescimento, discutindo sobre o conceito de poder na política internacional. Para o pesquisador, se anteriormente o poder militar e comercial eram pontos-chave para essa dominação, hoje a tecnologia e diplomacia aparecem como peças estratégicas no cenário global. “Cada vez mais acompanhamos a estrutura de poder se afastando do ocidente e migrando para o oriente”, comentou.

Potência chinesa

O pesquisador apontou dados sobre o crescimento em larga escala da China e sua superação em diversos aspectos frente aos Estados Unidos. Os exemplos trazidos por Parulekar transitam entre o crescimento da tecnologia do país asiático, o desenvolvimento em infraestrutura e as transformações na área de mobilidade pessoal. Entretanto, ainda que em ritmo acelerado e com diversos bons exemplos, o professor visitante chama a atenção para o modelo político predominante na China, colocando o comunismo como a grande deficiência do país perante a liderança global.

Foto: Bruno Todeschini

“A China, ainda que esteja em constante desenvolvimento, não possibilita a democracia. E na liderança global dois pontos são essenciais para o sucesso: a capacidade e a confiança”, comenta Parulekar. Para ele, ainda que a China possua o poder, não possui a liderança.

Confiança e diplomacia

Apresentando o cenário da Índia, o professor visitante aborda como o país tem utilizado a diplomacia para fortalecer sua abordagem na liderança global. “Considerado uma ‘boa’ democracia, o país hoje reflete uma cultura de paz, moderação, pluralismo, multiculturalismo e diversidade. O mundo precisará cada vez mais desse posicionamento para o sucesso na globalização”, adiciona.

De acordo com Parulekar, chegará um momento em que os países terão que optar por novas abordagens na governança global, diante do esgotamento dos modelos ocidentais. “Poderemos optar pelo modelo de crescimento chinês, com uma visão a curto prazo, entretanto sabendo que a liberdade individual sempre estará ameaçada. A China ainda que faça parte, não está integrada. Ou podemos apostar em modelo com vistas a longo prazo, que investe na aproximação de países, que visualiza o mundo como um grande espaço de troca, convivência e diplomacia”, finaliza.

2019_08_29_dattesh_parulekar_carla_cassol(mariana_haupenthal)

Parulekar foi recepcionado no Escritório de Cooperação Internacional pela coordenadora executiva Carla Cassol. Foto: Mariana Haupenthal

A visita do professor Dattesh Parulekar marca o início da primeira atividade desenvolvida em parceria entre a PUCRS e a instituição indiana, fruto da missão de trabalho do professor da Escola de Humanidades Agemir Bavaresco à Índia, em fevereiro de 2019. Agora, um convênio de cooperação entre as duas instituições tramita confirmando as intenções de trabalho em conjunto.

Sobre Dattesh Parulekar

Dattesh Parulekar é professor de relações internacionais no Centre for Latin American Studies no Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Goa, na Índia. O docente conduziu sua pesquisa de doutorado na School of Advanced International Studies (SAIS), na John Hopkins University, nos Estados Unidos.  É o vice-presidente do Forum for Integrated National Security (FINS) e professor visitante em diversas universidades ao redor do mundo, explicando sobre a política da Índia e suas relações com o a governança global.