17/10/2019 - 15h42

Hospital São Lucas atrai alunos internacionais para período de internato

Estudantes de medicina de instituições conveniadas à PUCRS integram atividades em Porto Alegre

2019_10_17_Luis_manuel_Ley_Dominguez

O mexicano Luis Manuel Ley Dominguez está sendo acompanhado pela professora Lisiane Perez. Foto: Arquivo pessoal

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) tem sido cada vez mais escolhido como destino para o período de internato médico para estudantes internacionais de instituições conveniadas à PUCRS. Considerada a última etapa da graduação em medicina, a modalidade é a fase em que o estudante tem contato direto com o dia a dia da profissão, com orientação direta dos professores.

Para o estudante da Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP), no México, Luis Manuel Ley Dominguez escolheu o HSL após uma busca pelas instituições parceiras de sua universidade. “Vi a PUCRS entre as melhores universidades do Brasil e por isso apostei no Brasil como destino para esse período internacional”, conta o futuro médico. Sobre a experiência, o estudante conta que tem sido cheia de aprendizados, tanto na questão do idioma, quanto no dia a dia do hospital. Interessado na área cirúrgica, Dominguez chama a atenção para a oportunidade de vivenciar a medicina, ao mesmo tempo em que conhece uma nova cultura.

A experiência também tem sido enriquecedora para o estudante colombiano Luis Andres, da Universidad Industrial de Santander. Em sua primeira visita ao Brasil, o estudante também destaca a oportunidade de aprender um novo idioma, ao mesmo tempo que vive o dia a dia da medicina em um novo país.

Intercâmbio de ideias

Para o coordenador geral do internato em Medicina, Leonardo Viliano Kroth, receber alunos de instituições internacionais no internato representa uma oportunidade de intercâmbio de ideias, ensino e aprendizagem, além de proporcionar maior visibilidade da instituição a nível mundial. “Para os alunos da PUCRS, a interação com os alunos internacionais na nossa Escola de Medicina possibilita crescimento no conhecimento através do treinamento de idiomas e da troca de experiências no âmbito profissional e pessoal. Abre-se também a possibilidade aos nossos alunos para estágios nestas instituições, através do convênio estabelecido e dos vínculos com os alunos que estiveram na nossa Escola”, completa o professor.

Alunos internacionais que tenham interesse em realizar internato no Hospital São Lucas da PUCRS podem solicitar mais informações pelo e-mail [email protected].