24/06/2019 - 11h09

Google abre seleção para programa de bolsas para pesquisa na América Latina

Premiação Lara distribuirá R$ 2 milhões para projetos sobre tecnologia

Google, Jônatas Wehrmann, Renata Vieira, Henrique Dias

Jônatas Wehrmann (E), professora Renata Vieira e Henrique Dias, contemplados em 2018 / Foto: Nereu Jr.

Estão abertas até o dia 29 de julho as inscrições para o Latin American Research Awards (Lara), iniciativa criada pelo Google com o propósito de impulsionar a inovação e premiar projetos que se propõem a resolver problemas do dia a dia por meio da tecnologia. O programa é voltado para estudantes de mestrado ou doutorado de universidades da América Latina e também para seus professores e orientadores.

Este ano, o Lara distribuirá 2 milhões de reais para projetos oriundos de toda a região. Os pesquisadores selecionados receberão bolsas individuais para desenvolver seus projetos em Ciência da Computação, Engenharia e áreas afins no decorrer de um ano. As instruções para a inscrição podem ser encontradas neste site.

Campos de pesquisa contemplados:

• Geo/Maps;
  • Interação entre humanos e computadores;
  • Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica);
  • Internet das Coisas (incluindo cidades inteligentes);
  • Machine learning (aprendizado de máquinas) e data mining (mineração de dados);
  • Dispositivos móveis;
  • Processamento natural de línguas;
  • Interfaces físicas e experiências imersivas;
  • Privacidade;
  • Outros tópicos relacionados a pesquisas na web.

Relembre: Doutorandos em Ciência da Computação vencem programa de pesquisa do Google

Alunos contemplados em 2018

Em 2018, os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da PUCRS Henrique Dias e Jônatas Wehrmann foram vencedores na sexta edição do programa. A pesquisa de Wehrmann envolve modelos de inteligência artificial (IA) capazes de compreender o conteúdo semântico de textos e imagens de forma ágil e eficiente. Já Dias se destacou com um projeto que visa desenvolver uma tecnologia com base em IA para auxiliar os profissionais de saúde que atuam em hospitais a detectarem eventos adversos em prontuários eletrônicos.

Para Henrique Dias, a principal contribuição do prêmio oferecido pelo Google é o reconhecimento da relevância da pesquisa sendo desenvolvida no Grupo de Inteligência Artificial na Saúde (GIAS). “É um selo da importância de desenvolver um trabalho acadêmico focado em resolver problemas reais da população brasileira. A cooperação que o GIAS estabeleceu com os hospitais de Porto Alegre foi o ponto mais destacado pela equipe do Google”, conta o doutorando. De acordo com o pesquisador, os três pontos mais importantes para concorrer ao prêmio são: publicações prévias sobre o tema do projeto; relevância social da pesquisa; e uso de novas tecnologias.