01/08/2019 - 09h25

Famecos realiza parceria inédita com universidade de Potsdam, da Alemanha

Disciplina em inglês terá projeto internacional voltado à experiência intercultural e ao trabalho interdisciplinar

2019_07_29-disciplina_em_ingles_famecos_a2105130001001camila_cunha907x605

Foto: Camila Cunha

No segundo semestre de 2019, a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos realizará um projeto internacional inédito em uma de suas disciplinas ministradas em inglês. Os estudantes da PUCRS que cursarem Data reporting and visualization applied to the Brazilian context terão quatro aulas integradas à disciplina  eLanguage sensitive mathematics teaching, da Universidade de Potsdam (UniPotsdam), na Alemanha, entre outubro e novembro de 2019. O programa Intercultural Math & Data Reporting utiliza o inglês como língua de interação entre os alunos brasileiros e alemães.

Em grupos mistos, compostos igualmente por brasileiros e alemães, os estudantes deverão compreender sobre um aspecto brasileiro a partir de bases de dados públicas sugeridas pelas professoras Claudia-Susanne Günther (UniPotsdam) e Ana Cecilia Nunes (PUCRS). As aulas do projeto serão realizadas em sincronia com as duas instituições. A turma da UniPotsdam é destinada a estudantes que almejam se tornar professores de matemática, o que traz ainda mais riqueza à interação.

Experiência intercultural e interdisciplinar

As discussões e reflexões aparecerão em diversos momentos durante da disciplina, mesmo após os quatro encontros. A colaboração entre os estudantes, segundo Ana Cecilia, tem dois principais benefícios: a experiência intercultural e a perspectiva de trabalho interdisciplinar. “As disciplinas em inglês contemplam um universo de alunos estrangeiros que estão realizando intercâmbio na PUCRS e brasileiros. A troca acontece no dia-a-dia da sala de aula, com diferentes nacionalidades, porém todos estão focados em um mesmo objetivo ou interesse, que é o da disciplina escolhida. Neste caso, agregamos a questão da interdisciplinaridade, de alunos com diferentes áreas do conhecimento e interesses, trabalhando em prol de um mesmo objetivo”, comenta.

Benefícios da parceria

A parceria surgiu com a participação da professora Ana Cecilia em uma atividade da UniPotsdam sobre International Online Teaching (ensino online internacional), durante sua licença de estudos da PUCRS. Uma das tarefas era desenvolver um projeto de colaboração online em sala de aula, quando Ana Cecilia e Claudia-Susanne trabalharam em dupla. “Ficamos tão empolgadas com a atividade, que decidimos desenvolvê-la na prática”, conta a docente da PUCRS.

Segundo a professora da UniPotsdam, a colaboração trará a seus alunos, que serão professores de matemática, uma experiência de situação e aprendizagem em um segundo idioma. “Quero que eles reflitam sobre a importância das habilidades linguísticas em sua profissão. É algo crucial já que muitos estudantes da educação básica na Alemanha não têm o alemão como língua nativa”, diz.

De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo na PUCRS, Fábian Chelkanoff Thier, a parceria com a UniPotsdam dentro da disciplina em inglês é uma possibilidade ímpar para um entendimento mais global do mercado por tratar também de questões culturais. “Estudantes nessa faixa etária acabam conhecendo o mundo através das redes e dos games, principalmente. Isso é um diferencial para a vida e para a profissão, ainda mais quando estamos falando em formação de jornalistas”, ressalta. O professor destaca também que este não é o primeiro tipo de trabalho realizado no curso, que está sempre em busca de oportunidades semelhantes para oferecer aos alunos.

Experiência internacional na sala de aula

A disciplina Data reporting and visualization applied to the Brazilian context é equivalente ao jornalismo investigativo e é aberta como eletiva para todos os cursos. Entre os objetivos estão estabelecer relações entre base de dados e visualização, discutir e refletir sobre o contexto brasileiro por meio de notícias e base de dados e mostrar para os estudantes uma infinidade de possibilidades para analisar e visualizar diferentes conjuntos de dados, a fim de refletir sobre um determinado contexto ou assunto. “Nosso projeto transforma a sala de aula em um ambiente muito heterogêneo que requer habilidades como empatia, autorreflexão, ter a mente aberta, ser tolerante e saber apreciar o outro”, garante Claudia-Susanne.

A disciplina

A disciplina eletiva Data reporting and visualization applied to the Brazilian context oferecida pela Famecos, aborda o jornalismo de dados, bem como em outras áreas, focando em como pensar dados. O objetivo é compreender um contexto social ao aplicar estatísticas básicas em um conjunto de dados públicos e analisar o papel da matemática para relatar uma realidade.

Ministrada em inglês, oportuniza aos estudantes exercitar o idioma e trabalhar vocabulários relacionados à área. As disciplinas em inglês na Graduação são elaboradas na perspectiva do idioma como ferramenta de ensino, com foco no conteúdo e não na fluência do idioma.