17/06/2019 - 15h15

Evento de educação internacional discute liderança global, aprendizagem e mudança

Representantes do Escritório de Cooperação Internacional participaram do NAFSA 2019, nos Estados Unidos

2019_06_17_nafsa_1

Sandra (à esq.) e Regina representaram a PUCRS nos EUA. Fotos: Arquivo pessoal

A coordenadora administrativa Sandra Mino e a analista Regina dos Santos do Escritório de Cooperação Internacional estiveram na edição 2019 da conferência do Association of International Educators – NAFSA, sediada em Washington, nos Estados Unidos. Entre os 27 e 31 de maio, o evento teve como tema Global Leadership, Learning, and Change (Liderança global, aprendizagem e mudança) e reuniu representantes de universidades de diferentes partes do mundo.

A conferência anual da NAFSA é um fórum exclusivo, onde os participantes compartilham um compromisso com os valores centrais da educação internacional – proporcionando um ambiente acolhedor e de apoio para o sucesso de gerações de estudantes e acadêmicos. Workshops, palestras e oportunidades de networking se destacam na intensa programação.

Novas perspectivas

Durante o evento, as representantes da PUCRS tiveram a chance de se reunir com parceiros estratégicos a fim de reforçar o relacionamento, revisar atividades desenvolvidas e planejar novas ações. Sandra e Regina se reuniram com representantes de instituições da Alemanha, Argentina, Chile, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, Peru e Portugal.

Entre os destaques estão novos alinhamento sobre convênios de cooperação, tanto no âmbito da pesquisa quanto da mobilidade acadêmica. Também se ressaltou o interesse em summer courses internacionais de curta duração, que deverão ser desenvolvidos nos próximos meses.

Durante o evento, o Programa de Práticas Profissionais, promovido pelo Escritório de Cooperação Internacional para alunos internacionais, foi apresentado para instituições conveniadas e parceiras em potencial. São oportunidades em mais de 50 laboratórios e estruturas da Universidade, com supervisão direta do corpo docente da PUCRS.

“O NAFSA é uma oportunidade fundamental para quem trabalha com Educação Superior Internacional. É um evento onde universidades do mundo todo se encontram para fomentar a internacionalização. A PUCRS estar representada neste evento é quase obrigatório, significa estar numa posição de destaque entre potências universitárias mundiais”, comenta Sandra. Para a coordenadora, os encontros com parceiros e futuros parceiros agrega grande valor ao trabalho da Universidade, além de visualizar o caminho percorrido no âmbito internacional e as possibilidades de qualificação.

Aproximações com a América Latina

2019_06_17_nafsa_2Dando seguimento ao plano de cooperação com instituições da América Latina, encontros estratégicos abordaram possibilidades de trabalho em conjunto com diversas instituições. Reuniões com as Pontifícias Universidades Católicas do Peru, Chile e Valparaíso reforçaram o interesse de aproximação e parceria entre as instituições católicas. Encontros com a Universidad Católica de la Santísima Concepción, no Chile, Universidad Iberoamericana, na Costa Rica, e Universidad de Belgrano, na Argentina também buscaram cooperações mútuas na área de mobilidade, pesquisa e ensino.

LACSIG meeting

Durante o evento, a PUCRS esteve representada na reunião do Latin America & the Caribean Special Interest Group (LACSIG), grupo criado na conferência anual da NAFSA em 2005, com o objetivo de ampliar a visibilidade e a compreensão dos membros do evento sobre a região. O encontro visou promover e apoiar fluxos de atividades educacionais entre os países da América Latina e os das demais regiões e também aumentar o entendimento e a cooperação intercultural e internacional.