17/12/2018 - 12h25

Evento conecta museus da PUCRS, Newcastle e Oxford

Representantes britânicos estiveram na Universidade para participar do Connecting Museums

2018_08_12-visita_Newcastle_Oxford_(907x605)

Professora Caroline Mcdonald e professor Christian Woolford, da Newcastle University. Foto: MCT PUCRS

Os professores Caroline Mcdonald e Christian Woolford, da Newcastle University e Paul Smith, da University of Oxford, estiveram presentes na 2ª edição do Connecting Museums, realizado no auditório do Museu de Ciência de Tecnologia (MCT-PUCRS). O evento, que ocorreu entre 5 e 8 de dezembro, nasceu a partir da parceria entre o museu da PUCRS, o Great North Museum: Hancock (Newcastle) e o Museum of Natural History (Oxford).

Além das palestras realizadas pelos representantes dos três museus, os visitantes britânicos puderam acompanhar o trabalho de formação de professores de escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre e da rede Marista, desenvolvido pelo MCT-PUCRS. O projeto, elaborado pelo professor José Luís Ferraro, é financiado pelo British Council de São Paulo e executado pela equipe da Coordenadoria Educacional do MCT-PUCRS, capitaneada pela professora Renata Medina, ambos da Escola de Ciências. A iniciativa prevê o lançamento de um livro em 2019, com manuscritos dos professores que participaram da capacitação relatando a contribuição da visita ao museu para as suas atividades de sala de aula.

De acordo com o Ferraro, a aproximação em termos de ensino, pesquisa e extensão com as universidades mundialmente reconhecidas contribui significativamente para a relevância das ações em conjunto. “Além disso, a parceria rende à PUCRS uma inserção em fundos de importância internacional como o Newton Fund e a garantia do MCT-PUCRS no SUMs (Science University Museums Group), iniciativa que está se consolidando no Reino Unido com participação de museus de ciências do mundo inteiro”, adiciona.

Em maio de 2018, Ferraro palestrou em conferência do SUMs na University of Oxford, abordando a situação da educação em ciências no Brasil e o papel do MCT-PUCRS em atividades relacionadas à alfabetização científica e a popularização da ciência. Em 2019, a PUCRS se fará presente novamente no evento do SUMs, que dessa vez ocorrerá em Newcastle.

Sobre a parceria entre os museus

Em 2016, a PUCRS foi aprovada no edital Newton Fund, promovido pelo British Council, que resultou em uma parceria entre a Universidade e a Newcastle University. A construção da exposição conjunta no Brasil e no Reino Unido, Marcas da Evolução, abordou a temática da evolução biológica. No mesmo ano, em uma conferência do Universities Museum Group (UMG) em Reading, Reino Unido, Ferraro fez a primeira aproximação com a Oxford University, que passou a integrar o, então, embrião de uma rede que organiza o SUMs no Reino Unido e o Connecting Museums, no Brasil.

As equipes dos três museus trabalham em conjunto para captação de mais fundos para produção de exposições conjuntas. Em termos de produção científica, além de trabalhos completos em congressos, em 2019 o primeiro paper envolvendo pesquisadores da PUCRS, Oxford e Newcastle na área da educação em museu de ciências será publicado.