02/12/2019 - 17h10

Estudantes do Chile participam da primeira edição internacional do Pré-Grad+

Intercâmbio Cultural proporciona diferentes experiências práticas aos alunos

Abertura Pre-grad + Internacional, Chile

Grupo artístico Trama Arte Cia de Dança / Foto: Bruno Todeschini

Após uma imersão pelo Centro Histórico de Porto Alegre, no domingo, as boas-vindas aos alunos dos colégios Maristas de diferentes cidades do Chile contou com uma apresentação de danças típicas brasileiras. 24 jovens de 15 a 18 anos de idade pousaram em Porto Alegre para participar da primeira edição internacional do Pré-Grad+ no sábado, dia 30 de novembro, e conheceram o calor típico da primavera gaúcha.

Michele Baglietto Videla, um dos estudantes, de 16 anos, conta que a recepção calorosa fez toda a diferença na sua adaptação no Brasil: “é um ambiente muito acolhedor. As pessoas são bastante receptivas e isso é reconfortante, porque todos sentem que estão participando e construindo algo que é para o futuro”, destaca.

O Intercâmbio Cultural

O Pré-Grad+ começou há dez anos com oito participantes em Porto Alegre, já contou com a participação de jovens do Rio de Janeiro, e essa é a primeira edição com estudantes de fora do País. Os alunos do Chile irão, durante uma semana, aprender com professores da PUCRS, ter contato com os graduandos e fazer uma imersão cultural, com atividades de lazer.

“A expectativa é de que eles aprendam muito, com uma abordagem diferente do que eles estão acostumados. Os alunos vão voltar com outros conhecimentos, experiências, contatos e relacionamentos”, afirma Rita Petrarca, diretora de Assuntos Comunitários da PUCRS. Ao mergulhar em uma nova cultura, de forma mais independente, os estudantes crescem do ponto de vista do conhecimento, mas também como pessoas. “A nossa maior intenção é que eles saiam levando a Universidade como uma experiência de vida, podendo estudar aqui, ou não”, conclui Petrarca, ao enfatizar que o importante é que, ao alcançarem seus objetivos na vida, eles também se lembrarão das experiências no Pré-Grad+.

Uma semana cheia de experiências e expectativas

Abertura Pre-grad + Internacional, Chile

Foto: Bruno Todeschini

Durante o lanche do intervalo da abertura das atividades, o principal assunto era sobre uma iguaria típica do Brasil: o açaí. Fernanda Díaz, de 16 anos, diz que gostou muito da fruta e que era algo que não estava acostumada a experimentar no Chile. Para Baglietto Videla, a expectativa é de descobrir muitas coisas novas nos próximos dias: “espero aprender um pouco de Português. Será uma experiência muito boa, vou contar para meus familiares e amigos no Chile”, declara o aluno.

Com atividades programadas para todos os dias, até 8 de dezembro, os jovens chilenos poderão escolher quais trilhas do conhecimento querem participar, com temas das áreas humanísticas, exatas e biológicas. Também acontecerão passeios por Porto Alegre e Gramado.

Confira as atividades da trilha da área humanística:

• A Sociedade do Consumo e o Sujeito da Imagem;
  • Publicidade e direitos do consumidor;
  • Publicidade, Psicologia e Direito;
  • A força da imagem: linguagem fotográfica;
  • Prática fotográfica e montagem da entrega final.

Confira as atividades da trilha da área de exatas:

• Cidades Sustentáveis;
  • Cidades Inteligentes;
  • Programação Arduíno focada para Automação Doméstica (Domótica), Sensores e atuadores, Circuitos eletrônicos e Instrumentação básica;
  • Telhado Verde;
  • Alternativas para Cidades +Sustentáveis.

Confira as atividades da trilha da área biológica:

• Fisioterapia em UTI;
  • Gestão de Riscos em Esportes e Atividades ao Ar Livre;
  • Desembale menos, descasque mais;
  • Alterações do pH devido ao CO2, Avaliação cardíaca usando o eletrocardiograma e Avaliação celular de macrófagos alveolares;
  • Infarto Agudo do Miocárdio e Parada Cardiorrespiratória.

Confira a galeria de imagens: