05/07/2018 - 11h58

Estudantes da PUCRS embarcam para 39 universidades no exterior

Ao todo, 81 alunos participam de mobilidade acadêmica internacional no segundo semestre de 2018

reunião pré-embarque,mobilidade acadêmica,intercâmbio

Foto: Mariana Haupenthal

Estudantes de diferentes cursos de graduação da PUCRS se preparam para embarcar para o exterior em mobilidade acadêmica. Os 81 alunos representarão a Instituição em 12 países e 39 universidades no próximo semestre. Em preparação para a nova etapa, os jovens participaram de reunião pré-embarque, promovida pela Assessoria de Cooperação Internacional, por meio do Setor de Mobilidade Acadêmica, no dia 3 de julho. No encontro, receberam orientações sobre documentação, informações sobre disciplinas e aproveitamento de créditos.

Durante a conversa com os universitários, a psicóloga Kátia Rocha, professora da Escola de Ciências da Saúde, deu dicas para se preparam para deixar o país em breve. “Apesar da facilidade que o mundo digital oferece, permitindo que vocês estejam em contato constante com seus familiares e amigos, minha sugestão é: criem espaço na sua vida para essa experiência”, comentou. Para Kátia, é preciso se permitir vivenciar o país de destino e, para isso, estar abertos a novas culturas, costumes e aprendizados.

De malas prontas

reunião pré-embarque,mobilidade acadêmica,intercâmbio

Foto: Thais Gonçalves

A aluna do curso de Jornalismo Eduarda Pereira está de malas prontas para os Estados Unidos, onde estudará na Northeastern Illinois University. “Sempre quis muito fazer algum tipo de intercâmbio, porque considero uma experiência extremamente importante, tanto pessoal quanto profissionalmente. Entender o mundo e desenvolver uma noção por conta própria de outros lugares é indispensável, ainda mais para a minha futura profissão. E é exatamente isso que espero: conhecer pessoas, histórias e culturas diferentes e, principalmente, crescer profissionalmente, aprendendo habilidades novas e aplicando as que adquiri na Famecos em outros contextos”, planeja. “O Setor de Mobilidade da PUCRS facilitou muito o processo, além de me dar assistência ao longo dos preparativos”, elogia Eduarda.

Os estudantes embarcam nesta experiência única como embaixadores da Universidade no exterior. “Vivam esse momento e aproveitem essa oportunidade para crescer profissionalmente e pessoalmente”, aconselha o responsável pela mobilidade out, Otávio Porcher.  Além da mobilidade no exterior, acadêmicos da PUCRS também têm a oportunidade de estudar em instituições de outros estados do Brasil. Um exemplo é Samira Rodrigues, do curso Jornalismo, que vai para a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Países e universidades onde estudantes da PUCRS estarão em mobilidade em 2018/2:

Alemanha Universität Bonn, Universität Hamburg, Hochschule Osnabrück, Hochschule Bremen, TH Köln
Canadá Kwantlen Polytechnic University, University of Regina, Polytechnique Montréal, Universitè de Montréal
Chile Mayor Do Chile
Coreia do Sul Hankuk

Espanha

Universidad Autónoma de Madrid, Universitat Internacional de Catalunya, Universidad de Murcia, Ceu San Pablo, Univerisitat de Barcelona, Universidade de Vigo
Estados Unidos Northeastern Illinois University, Embry-Riddle Aeronautical University, San Diego State University, University of Central Florida
França Institut d’Études Politiques d’Aix-en-Provence, Paris School of Business, Polytech Montpellier, Écoles d’Ingénieur Yncréa HEI/ISA/ISEN, Groupe ENI
Itália Universitá di Bologna
México Universidad de Celaya

Portugal