13/08/2019 - 08h36

Estudantes da Keio University, no Japão, visitam a PUCRS e o InsCer

Programação fez parte do International Medical Association, iniciativa que apresenta a medicina do Brasil

2019_08_10_visita_keio_universitythais_goncalves

Visitantes foram recepcionados no Escritório de Cooperação Internacional. Foto: Thais Gonçalves

Neste sábado, 10 de agosto, três estudantes do sexto ano da Escola de Medicina da Keio University, no Japão, visitaram a PUCRS e o Instituto do Cérebro do RS.  Yuma Yokoyama, Taisuke Kimura e Soichiro Nishigaki vieram ao Brasil por meio do programa International Medical Association (IMA), da universidade japonesa, e tiveram como anfitrião o superintendente de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do InsCer, Douglas Sato. Com apoio do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade, os visitantes conheceram o Living 360º, Biblioteca Central e Museu de Ciências e Tecnologia.

No domingo, dia 11 de agosto, o professor Jin Nakahara, da Keio University, se juntou ao trio e participou de um jantar com Yukio Moriguchi, professor emérito da PUCRS e fundador do Instituto de Geriatria e Gerontologia. Moriguchi é ex-aluno da Keio University e ficou emocionado em poder interagir com os alunos da mesma universidade em que se formou. No jantar, participaram também a neurologista Bruna Klein da Costa e o aluno do quarto ano de Medicina PUCRS e bolsista do InsCer, Rafael Sommer, que participam de pesquisas no instituto em colaboração com Nakahara.

2019_08_10_visita_keio_universityarquivo_pessoal

Estudantes japoneses puderam conhecer as instalações do InsCer. Foto: Arquivo pessoal

Os estudantes japoneses estão no Brasil há um mês e são a 42ª turma que visita diversos lugares do país para ver como a medicina é exercida aqui, especialmente em regiões indígenas e com poucos recursos. Os alunos visitaram Manaus, Brasília, Cuiabá e Dourados. Depois de Porto Alegre, ainda permanecem alguns dias em São Paulo antes de retornar ao Japão.

“Os alunos ficaram impressionados com alguns recursos tecnológicos do campus da PUCRS, a interatividade do Museu e a infraestrutura de pesquisa e assistência do InsCer. Gostaram muito também da preocupação da Universidade em oferecer áreas de bem-estar para os alunos e ficaram animados com a possibilidade de alunos da Keio University poderem vir para a PUCRS em um futuro próximo”, afirma Douglas Sato.