20/05/2019 - 13h40

Estudantes canadenses participam de missão na PUCRS e no Pró-Mata

Ecossistemas foram tema do curso internacional da Concordia University of Edmonton

2019_05_20_Pro_Mata_CUE_(Arquivo_pessoal)_1

Grupo de alunos canadenses em visita ao Pró-Mata. Foto: Arquivo pessoal

Um grupo de 11 estudantes da Concordia University of Edmonton (CUE) passou pela PUCRS neste mês durante o curso internacional em ecossistemas marinhos, de água doce e terrestres da universidade canadense. Liderados pelo professor Xin Chen, o curso visa melhorar uma perspectiva global e experiência em questões ambientais que enfrentam o mundo de hoje.

“O Brasil é o país com a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta e, por isso, é o destino ideal para esse curso”, afirma o professor da CUE. De acordo com Chen, a escolha pelo Rio Grande do Sul ocorreu pela diversidade de ecossistemas terrestres, de água doce e marinhos conectados por um sistema de transporte conveniente e pela parceria entre a CUE e as universidades do estado. A PUCRS mantém convênio com a instituição canadense desde 2012.

Além da recepção no Escritório de Cooperação Internacional da PUCRS, o grupo passou pelo Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza – Pró-Mata. Os estudantes também visitaram as cidades de Gramado e Torres, o Parque Estadual do Itapuã e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Ecossistemas gaúchos

2019_05_09_CUE_(thais_goncalves)

Alunos da CUE durante tour pelo Campus. Foto: Thais Gonçalves

Esta é a segunda vez que o curso chega ao estado do Rio Grande do Sul. O diretor do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS, professor Nelson Fontoura, auxiliou o grupo no planejamento de atividades. “Fontoura inclusive participou da programação dando palestras e orientando viagens de campo para o grupo. Nossa turma se beneficiou muito de seu amplo conhecimento em geografia, geo-hidrologia, flora e fauna e questões ambientais”, adiciona Chen.

De acordo com Fontoura a relevância de parcerias internacionais como essa é a promoção do intercâmbio acadêmico. “No contexto desta cooperação já publicamos dois artigos científicos em revistas internacionais”, conta o pesquisador.

Confira algumas fotos da visita: