06/11/2018 - 08h26

Escritório EducationUSA na PUCRS visa aproximação com os Estados Unidos

Novo serviço oferecerá informações sobre oportunidades de estudo no país norte-americano

Education USA

Nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, a PUCRS abre oficialmente o escritório do EducationUSA. A rede, afiliada à Seção de Educação e Cultura (Bureau of Educational and Cultural Affairs – ECA) do Departamento de Estado norte-americano, está distribuída em mais de 425 centros de orientação educacional em 175 países. Na Universidade, a sede ficará localizada na Assessoria de Cooperação Internacional (prédio 1, sala 110 – andar térreo).

A PUCRS é a primeira universidade gaúcha a receber a operação, que é aberta ao público. O serviço estará disponível terças, quartas e quintas-feiras, das 17h30min às 20h50min, e nos sábados das 8h às 12h. Informações complementares e agendamentos podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou através do telefone (51) 3320-3660, ramal 6204.

O escritório tem por objetivo promover a educação superior do país norte-americano aos alunos de diversas partes do mundo através da oferta de informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre as oportunidades de estudo em IES reconhecidas. O EducationUSA também trabalha com a comunidade das IES americanas para que as instituições alcancem seus objetivos de internacionalização.

Orientação gratuita

O escritório trará vantagens para a comunidade do Rio Grande do Sul. No EducationUSA, os interessados terão acesso a orientação gratuita para estudos nos Estados Unidos, pesquisa de bolsas, programas específicos, orientações pré-embarque para os candidatos selecionados, além de traduções de documentos acadêmicos, certificadas pelo Departamento de Estado norte-americano, para quem for estudar no país.

Os escritórios do EducationUSA são a fonte oficial de informações sobre o ensino superior nos Estados Unidos. Seja através de palestras, eventos ou orientação personalizada agendada, a metodologia do EducationUSA guia alunos pelos cinco passos para estudar nos EUA:

• Escolha de programas/instituições de interesse
  • Meios de custear estudos nos EUA
  • Preparação da candidatura
  • Solicitação do visto de estudante
  • Orientação pré-embarque para os EUA

Aproximação na pesquisa

A presença do escritório também deverá auxiliar na internacionalização da pesquisa e cooperação interinstitucional. O EducationUSA atuará como mediador para professores e pesquisadores americanos que tenham interesse em vir para o Rio Grande do Sul desenvolver pesquisas, ministrar aulas e cursos em universidades da região, além de impulsionar a mobilidade acadêmica de americanos no estado.

Atividades previstas

O escritório conta com um variado calendário de atividades, entre elas estão:  orientações online e presencial para estudantes interessados em estudar nos Estados Unidos e para os norte-americanos interessados em estudar no Brasil; atividades de aproximação com a comunidade dentro da PUCRS para divulgar programas que possam ser de interesse da comunidade; participação em feiras de intercâmbio e mobilidade; trocas de experiências entre os centros espalhados no país, entre outras.

A abertura do escritório do EducationUSA na PUCRS é uma resposta direta aos esforços de internacionalização na instituição, que tem ganhado impulso nos últimos tempos. Para a assessora da Assessoria de Cooperação Internacional, Heloísa Delgado, a instalação, na Universidade, de um escritório que promova as atividades de ensino e pesquisa no contexto norte-americano é de “inegável relevância”, bem como uma fonte de captação de recursos e expansão da oferta de oportunidades aos estudantes da nossa comunidade. “Além disso, poderemos usufruir da vantagem de participar de uma rede de universidades nacionais e americanas, o que poderá resultar em novas e importantes parcerias” destaca.

A cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Julia Harlan, considera a parceria com a PUCRS essencial. “Estamos muito entusiasmados com a abertura do escritório do EducationUSA na PUCRS. Sabemos que para muitos alunos, estudar nos Estados Unidos é um sonho e queremos ajudá-los a realizar esse sonho, compartilhando informações e tirando dúvidas. Ter um parceiro com o porte e a credibilidade da PUCRS nos dará oportunidade de chegar a estes estudantes que buscam uma experiência internacional em algumas das melhores universidades do mundo”, afirma.