04/12/2019 - 16h23

Embaixador da Alemanha Georg Witschel recebe Medalha Ir. Afonso

Homenagem foi entregue no dia 4 de dezembro, no Salão Nobre da Reitoria

medalha irmão afonso, embaixador alemão, alemanha, escola de humanidades, reitoria, Georg Witschel

Georg Witschel, reitor Ir. Evilázio Teixeira e vice-reitor Jaderson Costa da Costa / Foto: Camila Cunha

O Embaixador da Alemanha em Brasília, Georg Witschel recebeu, nesta terça-feira, dia 4 de dezembro, a Medalha Ir. Afonso, em função de sua contribuição ao desenvolvimento da PUCRS através do Centro de Estudos Europeus e Alemães em Porto Alegre (CDEA) e das relações entre Brasil e Alemanha. A homenagem foi entregue pelo reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Reitoria.

Em seu discurso, o decano da Escola de Humanidades, professor Draiton Gonzaga de Souza, vice-diretor do CDEA, lembrou da primeira visita de Witschel à PUCRS em 2016, além de outras ocasiões em que o embaixador esteve na Universidade. A importância de seu trabalho para as relações entre os dois países também foi ressaltada. “O senhor sempre será lembrado por nós, não apenas pela eficiência de seu trabalho, mas, sobretudo, pelo apreço que nutre pelos brasileiros com quem convive. Muito obrigado por ser alguém que constrói pontes entre Brasil e Alemanha”, declarou.

Witschel disse se sentir honrado em receber a medalha e destacou a relevância do CDEA para o relacionamento entre os dois países. O embaixador citou os 50 anos de parceria científica e tecnológica entre as duas nações e afirmou acreditar que há ainda mais espaço para estudantes brasileiros em programas do governo alemão. “Temos certeza que as nossas parcerias bilaterais com o Brasil sempre serão exitosas, dando bons frutos, pois a nossa cooperação científica e tecnológica não é apenas ampla, mas também baseada na confiança mútua”, concluiu.

Ao entregar a medalha para Witschel, o reitor disse reconhecer a importância do embaixador não apenas para os projetos dos quais a PUCRS participa, mas também para as conquistas e avanços nas relações entre o Brasil e a Alemanha de modo mais amplo. “Parcerias como essa podem fazer toda a diferença no tecido social em função de seu impacto transformador dentro e fora de nossos muros. Auguro que tenhamos muitas outras oportunidades de reencontrá-lo para novas aprendizagens, novos projetos e fraterna convivência”, finalizou Ir. Evilázio.

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-reitor da PUCRS, Jaderson Costa da Costa; a diretora do Centro de Estudos Europeus e Alemães em Porto Alegre, professora Cláudia Lima Marques; o diretor do Goethe-Institut Porto Alegre, Stephan Hoffmann; o cônsul geral da Alemanha em Porto Alegre, Thomas Schmitt; e o secretário ajunto do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rubens Bender, representando o governo do Estado, além de pró-reitores, decanos e gestores da PUCRS; de Irmãos Maristas e convidados.

Sobre o homenageado

Witschel é doutor em Direito e, desde 1983, atua no serviço diplomático. Na Alemanha, foi o encarregado do Departamento de Combate ao Terrorismo Internacional, bem como chefe do Departamento Jurídico do Ministério Federal das Relações Externas e atuou como conselheiro de Direito Internacional. Seus postos do exterior foram em Tel Aviv (Israel), Liubliana (Eslovênia), além de Nova York, na Organização das Nações Unidas (ONU). Em meados de 2009, Dr. Witschel foi nomeado Embaixador, inicialmente, em Ottawa (Canadá) e, em seguida, Jacarta (Indonésia). Desde setembro de 2016, Witschel é o chefe da Embaixada da Alemanha em Brasília.

Medalha Ir. Afonso

A Medalha Ir. Afonso existe há 39 anos e é uma honraria concedida a personalidades de destaque, por sua contribuição prestada à PUCRS. A homenagem leva o nome do fundador da Universidade, que, há mais de 70 anos, iniciava o projeto inédito de educação superior Marista no mundo, a PUCRS.

Confira mais fotos da cerimônia: