04/04/2019 - 09h12

Dupla titulação une curso de Teologia com universidade do Vaticano

Oportunidade é voltada para seminaristas que já concluíram o curso de Filosofia

2019_04_02_universita_lateranense_divulgacao (1)

A Pontifícia Universidade Lateranense está localizada na Itália. Foto: Divulgação

Desde 2010, a PUCRS mantém um convênio inédito com a Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), do Vaticano, que permite que os estudantes do curso de Teologia, da Escola de Humanidades, realizem a dupla titulação com a instituição italiana durante a graduação. A possibilidade surgiu a partir da afiliação do curso de Teologia PUCRS à Faculdade de Teologia da PUL, por intermédio da Congregação para a Educação Católica, articulada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, juntamente com o Ir. Joaquim Clotet, reitor da PUCRS entre os anos de 2004 e 2016. Dom Leomar Brustolin, coordenador do Programa de Pós-graduação em Teologia, foi o responsável pelas tratativas com a universidade italiana e permanece como Prefeito de Estudos, isto é, responsável pela relação entre o curso de Teologia da PUCRS e da PUL.

A afiliação entre os cursos das duas instituições é oportunizada para estudantes candidatos à vida sacerdotal e que frequentam o curso na PUCRS. O pré-requisito é já ter concluído o curso de Filosofia.

Dupla titulação

Os interessados na dupla titulação com a instituição italiana deverão matricular-se no primeiro ano do curso na PUCRS e, também, na PUL, por meio da secretaria da Escola de Humanidades. A cada ano, a matrícula deverá ser renovada. Para obter o diploma da PUL, no segundo semestre dos quatro anos de Teologia, é cobrada a taxa para a realização do exame de síntese teológica, que se dará após a conclusão do curso, diante de uma banca, formada por quatro professores, sendo três da Teologia da PUCRS e um delegado pela PUL que arguirá o estudante para avaliar seus conhecimentos de Teologia.

Com a aprovação do estudante, é enviada à PUL as atas de avaliação do exame, histórico dos cursos de Filosofia e de Teologia. Após seis meses, é expedido o diploma de Bacharelado em Teologia que tem reconhecimento pela Santa Sé e em toda Europa. Desde o início do acordo, já foram diplomados 86 estudantes da PUCRS pela PUL.

Padre Édilon Rosales de Lima, hoje mestrando do Programa de Pós-graduação em Teologia, foi um dos estudantes duplamente diplomados. O processo de dupla titulação aconteceu durante 2011 e 2014, finalizando-se em 2015 após passar pela banca de aprovação. Para o Presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre, a oportunidade certifica que ambas as instituições conveniadas têm entre si uma equivalência de qualidade. “Além disso, um diploma junto a uma universidade na Itália coloca o graduado em reconhecimento acadêmico de nível europeu. Convém dizer que, em se tratando de Teologia Católica, a PUL está em conformidade às orientações acadêmicas que a Congregação para a Educação Católica da Santa Sé predispõe aos cursos teológicos, sendo mais um reconhecimento de nível ao nosso curso, destacando nossa universidade dentre as demais instituições do nosso país”, adiciona.

Internacionalização da Teologia

02_capa_teologia2-600x340Para Dom Leomar, a proposta de dupla titulação com a universidade italiana garante a internacionalização do curso e facilita aos estudantes o acesso aos programas de Mestrado e Doutorado em Teologia no exterior. “O diploma tem reconhecimento pontifício e para o meio eclesiástico é um diferencial importante, pois é abalizado pela Congregação de Educação Católica do Vaticano.  Apenas com o diploma reconhecido no país, o estudante deverá fazer diversas complementações de seus estudos, caso queira frequentar a pós-graduação em uma Universidade com reconhecimento eclesiástico”, adiciona.

Estudantes que tenham interesse em saber mais sobre a dupla titulação entre o curso de Teologia e Pontifícia Universidade Lateranense podem entrar em contato com a secretaria da Escola de Humanidades pelo e-mail [email protected].