09/07/2019 - 08h19

Doutorando do PPG de Medicina e Ciências da Saúde inicia período sanduíche na Bélgica

Carlos Moreira de Almeida permanecerá seis meses na Katholieke Universiteit Leuven

2019_07_08_carlos_almeida_print(arquivo_pessoal)

Fotos: Arquivo pessoal

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde (PPGMCS), Carlos Moreira de Almeida, iniciou em junho seu doutorado sanduíche na Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica. O pesquisador é bolsista do PUCRS-PrInt (Edital 05/2019 – Doutorado Sanduíche no Exterior) e está vinculado ao projeto Aspectos biopsicossociais associados à saúde do indivíduo na vida adulta, coordenado pela professora Tatiana Irigaray, na área de Saúde no desenvolvimento humano.

De acordo com Almeida, a escolha da instituição se deu por conta do desejo de atuar no laboratório do professor belga Jan Tytgat, pesquisador reconhecido na área de toxinas e na medicina forense. “A universidade possui vários laboratórios state of the art com equipe multidisciplinar vasta e possuem amplo conhecimento em técnicas que ainda estamos um pouco longe aqui no Brasil”, comenta o doutorando. Tytgat já ministrou um minicurso no PPGMCS.

Em sua tese, Almeida analisa o efeito da canatoxina, uma potente neurotoxina de origem vegetal, em ovócitos de rã. “Sabe-se que essa toxina causa convulsões e morte. Os ovócitos de rã são conhecidos por suas propriedades elétricas muito semelhantes aos nossos neurônios. Os achados nesse projeto podem fornecer dicas sobre as convulsões associadas às meningites neonatais que em alguns casos podem produzir sequelas significativas”, explica.

Conquistas novas técnicas e maneiras diferentes de pensar são alguns dos objetivos de Almeida durante o período no exterior. “Para mim, o que forma um cientista não é só o conhecimento adquirido, mas a curiosidade e a criatividade para fazer perguntas cujas respostas gerem benefícios interessantes para a saúde e o bem-estar das pessoas”, finaliza o pesquisador.