04/01/2019 - 11h13

Doutoranda pesquisa estilo de vida e progressão da doença de Parkinson na Holanda

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular busca dupla diplomação na PUCRS e na University of Groningen

2018_12_26-luiza_nazario

Fotos: arquivo pessoal

Durante a graduação em Farmácia na Escola de Ciências da saúde, Luiza Nazario realizou estágio no Instituto do Cérebro do RS (InsCer), quando conheceu o pesquisador Erik de Vries, da University of Groningen (RUG), e mostrou ao visitante o trabalho que vinha desenvolvendo. Com a parceria entre a PUCRS e a instituição holandesa, Luiza viu a oportunidade de dar continuidade ao seu projeto no exterior. Formou-se em 2014 e já no doutorado pela Escola de Ciências, passou um mês na cidade onde a RUG se localiza, em abril de 2016. Conheceu o ambiente de trabalho e fortaleceu o contato com aqueles que seriam seus futuros orientadores no doutorado em Biologia Celular e Molecular.

Após essa experiência, Luiza recebeu bolsa do Abel Tasman Talent Program e fez as malas para um período de dois anos na RUG, onde está desde março de 2018 para conquistar a dupla diplomação. “Investigo o envolvimento do estilo de vida, como exercício e alimentação, e a progressão da doença de Parkinson em modelos animais”, explica. Na PUCRS, trabalhou com o modelo zebrafish, totalizando oito anos de estudos, como aluna de Iniciação Científica, mestrado e doutorado no Laboratório de Neuroquímica e Psicofarmacologia.

2018_01_04-luiza_nazario2A adaptação no país europeu foi rápida, já que, segundo Luzia, há muitos brasileiros atuando na RUG. “A receptividade dos holandeses foi ótima. Groningen é um lugar muito bom de se viver, pequeno, mas aconchegante”, complementa. Quanto ao idioma, ainda não teve oportunidade de se aprofundar, visto que na Holanda a grande maioria fala inglês fluente. “Pretendo realizar cursos da língua em 2019”, planeja.

Ao concluir o doutorado na Holanda, Luiza pretende analisar as oportunidades nos dois países e dar continuidade aos estudos. “Considero de extrema importância o tema que venho aprofundando, portanto, meu retorno também está atrelado a isto”, comenta.

Esta não é a primeira vivência acadêmica internacional de Luiza. Ainda na graduação, participou do programa Ciências Sem Fronteiras, através do qual estudou Hanyang University e fez estágio na Seoul National University, no segundo semestre de 2013.