06/11/2019 - 09h00

Doutoranda apresenta pesquisa no Congresso da Associação Europeia de Medicina Nuclear

Luiza Reali Nazario, do PPGBCM, abordou influência da dieta rica em gordura na Doença de Parkinson

2019_11_05_luiza_nazario_eanm_2019

Foto: Arquivo pessoal

A doutoranda Luiza Reali Nazario, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM), da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, realizou apresentação oral sobre sua pesquisa durante o  Congresso da Associação Europeia de Medicina Nuclear (EANM’2019), ocorrido entre 12 e 16 de outubro, em Barcelona (Espanha). O trabalho, parte do que está sendo abordado em sua tese de doutorado, trata-se de um estudo sobre a influência da dieta rica em gordura na neuroinflamação e na disponibilidade do receptor D2 de dopamina, em modelo animal (ratos) da doença de Parkinson.

A pesquisa foi realizada empregando radiotraçadores específicos produzidos pela estudante nos laboratórios do University Medical Center Groningen, na Holanda, onde recebe a supervisão do professor Erik de Vries. A estudante, também diplomada em Farmácia pela PUCRS, é orientada pela professora  Rosane Souza da Silva, do Laboratório de Neuroquímica e Psicofarmacologia e tem como coorientadora a professora Cristina Maria Moriguchi Jeckel, com quem iniciou os estudos na área de imagem molecular, participando de pesquisa no InsCer e do Grupo de Estudos em Radiofarmácia.

O doutorado de Luiza terá dupla diplomação entre a PUCRS e a University of Groningen, nos Países Baixos, considerada uma das 100 melhores do mundo, de acordo com o THE World University Rankings. O Congresso da Associação Europeia de Medicina Nuclear tem importância internacional, com a presença de mais de 6 mil pessoas de todas as partes do mundo.