26/04/2019 - 13h23

Docente da Escola Politécnica inicia período como professor visitante na Itália e no Reino Unido

Rafael Heitor Bordini atuará na Università deli Studi di Genova e University of Oxford

2019_04_24_rafael_bordini_Print_(arquivo_pessoal)_2

Rafael Bordini (à dir.) atuará na Itália e no Reino Unido. Fotos: Arquivo pessoal

O professor da Escola Politécnica Rafael Heitor Bordini iniciou em abril seu período como professor visitante dentro do escopo do PUCRS-PrInt (Edital 01/2019 – Professor Visitante no Exterior Sênior ou Júnior). Bordini, que já foi professor na Inglaterra, deve permanecer 11 meses no exterior, onde colaborará com projetos em parceria com a professora Viviana Mascardi, da Università deli Studi di Genova, na Itália, e com o professor Michael Wooldridge, da University of Oxford, no Reino Unido.

O projeto de pesquisa que será desenvolvido por Bordini em Gênova trata da combinação de duas técnicas de inteligência artificial: ontologias e teoria da argumentação. O estudo abordará uma linguagem de programação orientada a agentes, para o desenvolvimento de sistemas inteligentes autônomos, com aplicações para o bem social e a sustentabilidade. De acordo com o pesquisador, duas áreas de aplicação específicas são o uso de veículos autônomos para resgate de vítimas em situações de desastres naturais e a área de cuidados com a saúde.

2019_04_24_rafael_bordini_Print_(arquivo_pessoal)_1_cortada“Em Oxford pretendo escrever um livro com uma introdução prática aos conceitos de sistemas multi-agentes baseada em programas escritos em uma linguagem de programação orientada a agentes”, adiciona Bordini.

Além da pesquisa e do livro, outras oportunidades devem fazer parte da programação do pesquisador durante o período no exterior. Além de palestras nos departamentos que pretende visitar, já está programada sua participação no encontro de um dos grupos de trabalho da COST Action da União Europeia em Digital forensics: evidence analysis via intelligent systems and practices, que acontecerá em junho em Trieste. Além disso, o docente deve dar seguimento em outras colaborações internacionais, especialmente nas instituições Technical University of Clausthal, Sorbonne University, Technical University of Denmark e University of Bologna.

Dentro do tema prioritário do PUCRS-PrInt Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente, o docente está vinculado ao projeto Avanços Tecnológicos para o Desenvolvimento de um Mundo Interconectado, coordenado pelo professor Fabian Vargas.