26/07/2019 - 11h37

Curso apresenta idioma, cultura e espaços do Campus para os novos alunos internacionais

Portuguese for International Students recebeu 23 estudantes

portuguese_for_international_students,mobilidade acadêmica,alunos estrangeiros

Alunos conheceram o Tecnopuc Crialab / Foto: Mariana Haupenthal

Mais uma edição do curso Portuguese for International Students chega ao fim nesta sexta-feira, dia 26 de julho. A programação de duas semanas que antecede o início oficial do semestre é oferecida gratuitamente pelo Escritório de Cooperação Internacional para os estudantes internacionais que chegam para seu período de mobilidade acadêmica na PUCRS no segundo semestre de 2019. Nesta edição, participaram 23 universitários vindos de oito países: Alemanha, Áustria, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália e México.

Durante o curso, muitos têm o primeiro contato com o idioma e com a cultura brasileira e gaúcha, e a chance de conhecer outros alunos chegando ao Campus. Além das aulas, o turno da tarde reservou programação diversificada para os novos estudantes se familiarizarem com as diferentes estruturas do Campus.

Aprendizado e integração

Verbos, pronomes, costumes e aspectos culturais foram alguns dos temas abordados durante o curso. Os estudantes também puderam compartilhar um pouco sobre a cultura do país de origem. As atividades de integração possibilitaram passar por diferentes espaços da Universidade e conhecer um pouco mais sobre os colegas e a PUCRS. Nesta edição, uma atividade no Laboratório de Criatividade do Tecnopuc (Tecnopuc CriaLab) convidou os alunos internacionais a pensarem soluções para auxiliar colegas que estão longe de casa.

No Parque Esportivo, os estrangeiros participaram de uma tarde de atividades físicas e de um workshop de danças brasileiras. Aprenderam passos de forró e samba com professores da Escola de Ciências da Saúde. Na Escola Politécnica, foi oferecido um workshop nos simuladores de voo do curso de Ciências Aeronáuticas, com apresentação dos equipamentos e práticas pelos instrutores. Já a visita ao Museu de Ciências e Tecnologia (MCT-PUCRS) apresentou o espaço que une aprendizagem e interação.

Na próxima semana, dias 29 e 30 de julho, acontece o Seminário de Orientação, no qual outros 25 universitários devem se juntar ao grupo para receber informações acadêmicas, tour pelo Campus e passeio por Porto Alegre. Alunos internacionais interessados em realizar mobilidade acadêmica na PUCRS em 2020/1 poderão solicitar mais informações pelo e-mail [email protected].