04/12/2018 - 13h28

Cooperação internacional entre Colômbia e PUCRS em evidência

Viagem institucional permitiu discutir projetos em conjunto com universidades colombianas

2018_12_04_viagem_colombia_ascin_3

Heloísa e Sandra durante visita à Universidad Católica de Colombia. Foto: Arquivo pessoal

Seguindo os movimentos de aproximação com a América Latina, a assessora da Assessoria de Cooperação Internacional, Heloísa Delgado, e a coordenadora administrativa Sandra Mino, estiveram em viagem institucional na Colômbia, onde com o apoio da Associação Columbus visitaram instituições a fim de estreitar laços com o país. Na ocasião, as representantes visitaram a Universidade Católica da Colômbia, a Universidade de Bogotá Jorge Tadeo Lozano e Universidade de La Sabana, em Bogotá, e a Fundación Universitaria Autónoma de las Américas, em Medellín.

A viagem marcou um importante passo na cooperação com a Associação Columbus, instituição a qual a PUCRS faz parte. A Columbus, com 30 anos de existência, tem como missão ser um espaço de colaboração universitária europeu-latino-americana para o crescimento econômico, a inovação social e o desenvolvimento humano. O reitor Ir. Evilázio Teixeira é membro do conselho administrativo (América Latina) 2018-2020.

Novos projetos

Durante as visitas as instituições, diversos projetos em parceria foram discutidos e devem ser colocados em prática ao longo do próximo ano. Aproximações na área da Educação e Odontologia foram alguns dos destaques, possibilitando a conexão entre pesquisadores brasileiros e colombianos. Além disso, se discutiu o interesse em cursos de português e presença de professores visitantes para o ensino do idioma.

“Viajar para a Colômbia e estar presente com os gestores das Assessorias Internacionais das universidades colombianas permitiu importantes trocas e ideias de cooperação. Conhecemos estruturas, processos, gestores, professores e alunos, todos muito interessados em colaborações com a PUCRS”, comenta Sandra.

Mobilidade acadêmica

2018_12_04_viagem_colombia_ascin_4

Sandra Mino apresentando a PUCRS. Foto: Arquivo pessoal

Na Fundación Universitária Autónoma de las Américas, Heloísa e Sandra fizeram uma apresentação sobre a PUCRS como destino para a mobilidade acadêmica. As representantes destacaram os cursos presentes nas 8 escolas e as estruturas de pesquisa e estágio para alunos internacionais. Além disso, abordaram o processo de acolhimento e apoio realizado pela equipe da Mobilidade Acadêmica.

“As universidades colombianas mostram grande interesse em fazer mobilidade, projetos e eventos conosco. Queremos aumentar a cooperação com a Colômbia, assim como com outras universidades da América Latina. Desde o ano passado para cá temos aumentado o fluxo de cooperação internacional com estes países, e a tendência é aumentar ainda mais”, adiciona Sandra.

Em 2018 foram assinados 5 novos convênios de cooperação internacional e há outros 6 em tramitação com instituições da América Latina, além do fomento da mobilidade acadêmica discente e docente ao longo do ano. Pesquisadores interessados em trabalhar com instituições colombianas podem entrar em contato com a Assessoria de Cooperação Internacional para possíveis apoios.