04/06/2019 - 16h31

Cooperação entre PUCRS e universidades da Alemanha são foco de missão

O coordenador Ingo Sarlet participou de reuniões na cidade de Hamburgo e Bremen

Foto: Divulgação

Sarlet coordena o projeto Tecnologia e sociedade num mundo globalizado e em crise. Foto: Divulgação

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), Ingo Wolfgang Sarlet esteve no mês de maio em missão no exterior na Faculdade de Direito da Universidade de Hamburgo, Universidade de Bremen e no Europa-Kolleg Hamburg (Colégio da Europa), na Alemanha. Sarlet é o coordenador do projeto de cooperação Tecnologia e sociedade num mundo globalizado e em crise, vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade.

Durante o período na Alemanha, o docente da Escola de Direito participou do seminário internacional no Europa Kolleg, em homenagem aos 85 anos do professor Peter Häberle um dos professores de direito constitucional alemão mais prestigiados no exterior. No seminário participaram professores da Alemanha, Espanha, França, Itália e Portugal.

Além disso, reuniões de trabalho com os docentes da Universidade de Hamburgo, Universidade de Bremen e Bucerius Law School oportunizaram alinhamentos no âmbito do projeto de cooperação. Atualmente, a Escola de Direito mantém um projeto de intercâmbio acadêmico docente e discente, além de projeto de pesquisa conjunto sobre direitos e regulação na internet. A pesquisa é coordenada por Sarlet em parceria com a professora Marion Albers, da Universidade de Hamburgo.  “Essa parceria já resultou na vinda de professores alemães ao Brasil, missões de professores brasileiros na Alemanha e diversos doutorandos alemães e brasileiros realizando estágio doutoral na modalidade sanduíche”, comenta Sarlet. Do projeto resultará, ainda em 2019, uma obra coletiva a ser publicada em inglês pela Editora Springer.

Da mesma forma, estão previstas atividades conjuntas com a Faculdade de Direito da Universidade de Bremen, prevendo-se a realização de dois workshops em início de julho de 2019: um sobre mídias sociais, outro sobre proteção do ambiente.

Para o professor, a missão contribui para fortalecer a internacionalização da PUCRS no âmbito do tema prioritário, aprofundando e ampliando as relações já sólidas com a Universidade de Hamburgo, além de ter permitido a abertura de novo canal de cooperação efetivo com a Faculdade de Direito da Universidade de Bremen.