Como solicitar um convênio

  1. O primeiro passo consiste na discussão e entendimento, entre os professores das duas instituições, sobre os termos do documento a ser assinado. Para tanto, o professor da PUCRS poderá encaminhar nosso modelo padrão para a análise da outra instituição (vide Documentos de Apoio). Há também a possibilidade de tramitarmos documentos no formato de outras instituições, ou no nosso formato com alterações solicitadas pelo parceiro, porém, nesses casos, o processo demora um pouco mais.
  1. Depois que as duas partes estiverem de acordo com o teor dos documentos, é necessário que o professor da PUCRS responsável pelo convênio inicie o processo no sistema Orquestra, em https://processos.pucrs.br (vide Documentos de Apoio), preenchendo os dados solicitados e anexando as versões finais dos documentos. Os dados para login no sistema são os mesmos utilizados pelo professor para acessar a rede da PUCRS.  Cabe ressaltar que, além da versão na língua proposta pela instituição parceira, é necessário encaminhar os documentos referentes ao Convênio/Termo Aditivo também em português. Os arquivos contendo os documentos devem estar, preferencialmente, no formato
  1. No caso de Termo Aditivo para Cotutela, é necessário também anexar à solicitação o Formulário de Proposta de Cotutela com Dupla Titulação da PROPESQ (já devidamente aprovado e assinado).
  1. A proposta de convênio será enviada para aprovação do gestor da Unidade vinculada e, posteriormente, para as análises da Procuradoria Jurídica e das Pró-Reitorias envolvidas.
  1. O Professor responsável poderá consultar o status da solicitação acessando a sua área no sistema Orquestra.
  1. Juntamente com o Convênio Geral é possível tramitar Termos Aditivos específicos para as ações concretas previstas no acordo, como, por exemplo, estabelecimento de Programa de Mobilidade Acadêmica ou Projeto de Pesquisa em parceria.
  1. Os procedimentos para solicitação de Termo Aditivo são os mesmos aplicados ao Convênio Geral.

 

Documentos de Apoio

Modelos de documentos:

Convênio Geral Internacional
Convênio Geral Nacional
Convênio com empresas internacionais
Convênio com empresas nacionais
Termo Aditivo para Mobilidade Acadêmica - Graduação
Termo Aditivo para Mobilidade Acadêmica – Pós-Graduação
Termo Aditivo para Cotutela com dupla titulação
Termo Aditivo para Projetos de Pesquisa