08/11/2019 - 08h56

Colóquio internacional aborda filosofia e literatura do século 20

Evento é promovido pelo Centro de Estudos Europeus e Alemães

musiebenjamin1Nos dias 19 e 20 de novembro acontece o Colóquio Internacional Musil, Benjamin & seus contemporâneos – Pensamento e ficção em tempos de crise, promovido pelo Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA). Os encontros ocorrem no Auditório do Prédio 9 do Campus (av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre) e abordarão figuras emblemáticas da filosofia e da literatura do século 20.

O evento foca nas reflexões de grandes nomes sobre os impasses e fricções na tradição filosófico-literária europeia. Tensões essas que dificultaram a abertura à pluralidade e à complexidade do mundo moderno, às relações democráticas e às perspectivas multiculturais que, em breve, tornar-se-iam globais. O propósito consiste em iluminar a visão que esses ensaístas tinham de um mundo no qual se processavam traumáticas transformações e também em iluminar as relações desses poetas e pensadores entre eles e com seus contemporâneos.

O encontro tem o objetivo de ampliar as perspectivas para além dos estudos especializados sobre Benjamin e Musil, dando espaço para reflexões que enriqueçam a visão dessa época estabelecendo relações escritores como Thomas Mann, Walser, Kafka, Döblin e Brecht, Proust e Joyce, entre outros, com filósofos como Heidegger, Hannah Arendt e Adorno.

Interessados podem se inscrever até o dia 11 de novembro pelo e-mail coloquiomusilbenjamin@gmail.com. Evento gratuito com concessão de certificados mediante inscrição prévia.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias