04/03/2020 - 09h33

Christian Berger, da PUC-Chile, integra atividades no PPG em Psicologia

Docente ministra aula inaugural e disciplina sobre competências socioemocionais

2020_03_04_christian_berger_divulgacao

Foto: Divulgação

Dos dias 16 ao dia 20 de março, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia receberá o professor Christian Berger, da Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile). O docente ministrará a aula inaugural Construyendo comunidades prosociales y ciudadanía: Aportes desde la investigación en contextos educativos no dia 16 de março, às 10h30, na sala 923 do Prédio 11. Não há necessidade de inscrição prévia.

Berger trabalha com processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes sob a perspectiva da promoção de saúde em Psicologia Educacional, englobando o desenvolvimento de competências socioemocionais e sua relação com contextos sociais específicos, bem como as relações entre pares, com professores e adultos. O professor vem à PUCRS a convite da professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Carolina Lisboa, devendo integrar atividades com o grupo de pesquisa Relações Interpessoais e Violência.

Além da palestra, Berger também coordenará uma disciplina de Tópicos Especiais do PPG em Psicologia, com o tema Relaciones de pares de niños y adolescentes, bienestar y desarrollo socioemocional. O objetivo da disciplina será revisar distintas perspectivas para analisar as relações entre pares com enfoque evolutivo e ecológico. Além disso, o professor é coorientador da aluna de doutorado Daniele Lindern, cujo tema da tese é Relações entre clima escolar e preconceito contra diversidade sexual e de gênero na escola.

Sobre Christian Berger

Christian Berger é doutor em Psicologia Educacional pela Universidade de Illinois, nos EUA, e Subdiretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Escola de Psicologia da Pontificia Universidad Católica de Chile. Suas linhas de pesquisa seguem uma perspectiva de desenvolvimento individual da perspectiva socioemocional, mas considerando que esse desenvolvimento ocorre em relação a outros e em contextos sociais específicos.