11/03/2019 - 13h43

Centro de Estudos Europeus e Alemães seleciona para bolsas no exterior

As oportunidades são direcionadas a professores, doutorandos e mestrandos da PUCRS e da UFRGS

cdea,centro de estudos europeus e alemãesO Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) está com quatro editais de processos seletivos para bolsas de estudo e pesquisa no exterior. O público-alvo são alunos e professores dos 22 programas de Pós-Graduação da UFRGS e PUCRS ligados ao CDEA na PUCRS e na UFRGS. As inscrições se encerram no dia 3 de abril de 2019.

O objetivo da iniciativa é fomentar a internacionalização nos programas de Pós-Graduação das duas universidades, ajudar nas investigações de seus pesquisadores pesquisadores-fundadores, bem como buscando construir e reforçar contatos com os outros Centros de Estudos Europeus e Alemães.

Conheça as oportunidades:

Prêmio CDEA Pesquisadores 2019
O edital contemplará até seis professores pesquisadores fundadores do CDEA UFRGS-PUCRS ou professores permanentes ou colaboradores dos programas de pós das duas universidades para uma missão de estudos à Alemanha ou para uma visita a um dos 19 Centros de Estudos Europeus e Alemães fomentados pelo DAAD no mundo. A missão poderá ser realizada de 15 de junho de 2019 a 15 de setembro de 2019.

Prêmios CDEA para Mestrandos e Doutorandos UFRGS-PUCRS 2019
Nessa modalidade, serão selecionados até dez mestrandos ou doutorandos da PUCRS ou da UFRGS para auxílio de financiamento para estadas de curta duração (até um mês), em 2019, na Alemanha, para pesquisa em universidades parceiras ou para realizar cursos de verão no país.

Prêmios CDEA para Doutorandos UFRGS-PUCRS 2019
O edital selecionará até três doutorandos para auxílio de financiamento para estadas de pesquisa (sanduíche) de média duração, equivalente a quatro meses, em 2019, na Alemanha, para pesquisa em Universidades parceiras, além de auxílio na compra de uma passagem área.

Prêmios CDEA para alunos do Mestrado acadêmico – Ênfase Direito Europeu e Alemão da UFRGS
Nesta modalidade, serão até cinco mestrandos matriculados no Mestrado acadêmico – Ênfase Direito Europeu e Alemão da UFRGS, para auxílio de financiamento para estada de média duração (de 20 dias a até três meses), em 2019, na Alemanha, para pesquisa em universidade parceira e auxílio na compra de uma passagem para a Alemanha.

Mais informações sobre os editais podem ser encontradas no site oficial do CDEA. Dúvidas podem ser direcionadas para o e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320 3950.

Sobre o CDEA

O CDEA é um centro científico de ensino, pesquisa e informação, fomentado pelo DAAD com verba do Ministério das Relações Exteriores alemão, sediado na PUCRS e na UFRGS. Inaugurado em abril de 2017, tem o objetivo de fomentar uma nova geração de cientistas e pesquisadores brasileiros em estudos interdisciplinares sobre temas atuais da Europa e Alemanha úteis ao contexto brasileiro e latino-americano. É primeiro Centro de Estudos Europeus e Alemães no Brasil e na América Latina.