20/05/2019 - 15h13

Cases de internacionalização da PUCRS são apresentados em workshop

Temáticas globais, parcerias internacionais e mobilidade foram algumas das práticas compartilhadas

Fotos: Bruno Todeschini

Adriana Kampff fez a abertura do segundo dia do workshop. Fotos: Bruno Todeschini

O segundo encontro do workshop Internationalization at Home – I@H: Perspectives for Undergraduate Studies reuniu professores de diversos cursos da PUCRS no Auditório do Prédio 40 para compartilhar boas práticas de fomento à internacionalização do ensino superior. O evento que iniciou dia 7 de maio com a presença da professora visitante da Newcastle University, Sue Robson, e encerrou nesta terça-feira, dia 14 de maio, teve como objetivo discutir iniciativas e possibilidades da chamada internacionalização em casa.

A diretora de graduação da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada Adriana Kampff fez a abertura do evento reforçando a importância do compartilhamento de ideias e iniciativas. Já a coordenadora executiva do Escritório de Cooperação Internacional, Heloísa Delgado, abordou o plano de internacionalização da instituição. Ações indissociáveis entre ensino, pesquisa e extensão foram apresentados pela professora, mostrando sua contribuição para uma ação transversal da internacionalização da universidade.

Sala de aula internacionalizada

Entre os cases apresentados no evento, a temática internacional dentro de sala de aula foi destaque, assim como as disciplinas ministradas em inglês. Videoconferências com instituições estrangeiras, trabalhos que incentivem os alunos a olhar além das fronteiras e conexões com pessoas de outros países são algumas das iniciativas para o fomento da internacionalização nas diversas Escolas.

Professor Bernardo Bueno apresentou práticas de internacionalização do curso de Escrita Criativa.

A professora da Escola de Negócios Edimara Luciano apresentou a dinâmica da disciplina Negócios Digitais, onde os alunos foram convidados a entrevistar empreendedores estrangeiros. Já a professora da Escola de Humanidades, Lilian Hubner trouxe cases de palestras com visitantes internacionais para os estudantes da Letras.

A professora Cristina Perna, juntamente com o English Language Fellow Kerry Pusey abordaram o projeto em parceria entre o Escritório de Cooperação Internacional e a Escola de Humanidades na oferta de cursos sobre o Inglês como Meio de Instrução (English as a Medium of Instruction- EMI) para o corpo docente da Universidade. Pusey está na PUCRS em uma iniciativa da Universidade de Georgetown, em parceria com o Departamento de Estado norte-americano para um período de dez meses.

Competições e eventos internacionais

A professora da Escola de Direito, Gabriela Wallau apresentou o case das competições de arbitragem dos estudantes da Escola, onde além da troca com outros alunos, fomenta a vivência internacional. Já o coordenador da Engenharia Mecânica, da Escola Politécnica, Sérgio Boscato abordou as equipes dentro da Escola Politécnica que participam de competições estudantis como os grupos Politech Eco Racing e Ximango Aerodesign.

O professor da Escola de Negócios Vicente Zanella abordou a implementação do Actinspace na PUCRS, evento internacional com patentes da Agência Espacial Europeia (ESA) e Agência Espacial Francesa (CNES) incentiva criação de soluções com tecnologia espacial e ocorre simultaneamente em 35 países.

Mobilidade acadêmica

Professores e alunos da pós-graduação participaram do evento no Auditório do Prédio 40.

A mobilidade acadêmica de estudantes internacionais e projetos que os envolvam na rotina do Campus também foram destaque no encontro. O assistente social responsável pelo Programa PEC-G professor Francisco Kern falou sobre a inserção de estudantes estrangeiros no contexto social, promovendo a diversidade e multiculturalidade da Universidade.

A presença de alunos internacionais nos summer courses foram apresentados pela professora Maria José Zanella, da Escola de Medicina. Os cursos de curta duração visam a atração de estudantes de outras instituições e promovem a troca e o compartilhamento com os alunos regulares da Escola.

Dupla certificação

A coordenadora do curso de Gastronomia, professora Rochele Rodrigues da Escola de Ciências da Saúde, falou sobre a parceria entre o curso e o CIAS Innovation, instituição italiana. Os cursos de extensão promovidos em parceria garantem a dupla certificação, oportunizando que os interessados realizem cursos com profissionais certificados internacionalmente sem sair do Campus da PUCRS.

Outras diversas iniciativas foram apresentadas com o objetivo de reforçar a importância do debate da internacionalização e o incentivo para propostas cada vez mais transversais e globalizadas. O Escritório de Cooperação Internacional se coloca à disposição para debates futuros, apoio necessário para o desenvolvimento de novas práticas de internacionalização e auxílio no desenvolvimento de relacionamento com universidades conveniadas.