20/11/2018 - 11h21

As práticas de internacionalização da Escola de Direito

Programas de dupla titulação, mobilidade docente e discente e competições internacionais são alguns destaques

2018_11_20_direito_internacionalizacaoA Escola de Direito engloba o curso de graduação e pós-graduação em Direito e o curso de pós-graduação em Ciências Criminais e se orgulha pelas iniciativas que fomentam a internacionalização de seus cursos, colocando a PUCRS no cenário internacional de ensino de excelência. Estratégias para uma educação integral e global garantem que os estudantes tenham acesso e possibilidades para internacionalizar sua carreira nos diferentes níveis de ensino.

Dupla titulação e competições internacionais

Entre os destaques está o Programa de Dupla Titulação em Direito estabelecido em parceria com a Universitá Degli Studi di Parma, na Itália, que permite que estudantes brasileiros e italianos façam um ano da graduação fora e, ao final do curso, recebam dois diplomas. Na pós-graduação, também há possibilidade do estudante finalizar seu curso com dois diplomas. É o caso do sistema de cotutela mantido com a Universidade de Osnabrück, na Alemanha, e com a Università di Bologna, na Itália, no PPG de Ciências Criminais e com a Universidade de Sevilha, e mais recentemente, com a Universidade de Zaragoza, no PPG de Direito. Neste formato, o doutorando tem o acompanhamento de dois orientadores, um da PUCRS e um da universidade estrangeira.

O incentivo à participação de competições internacionais como arbitragem também é uma proposta que coloca os estudantes da Escola de Direito em contato com pessoas de diversas partes do mundo. Em 2017, alunos representaram a PUCRS na Suffolk University, nos Estados Unidos, em um evento que reuniu times de diversos países. A equipe já acumula outras conquistas internacionais, com participações na Áustria e na Argentina.

Mobilidade e disciplinas em inglês

A mobilidade acadêmica de estudantes é mais uma forma qualificada de internacionalizar o currículo e garantir uma experiência internacional. Atualmente são mais de 45 instituições parceiras, permitindo tanto movimentos de intercâmbio, quanto pesquisas em conjunto. Todos os semestres, alunos embarcam para um semestre em alguma instituição conveniada à PUCRS, podendo aproveitar seus créditos em seu currículo regular.

Na pós-graduação, a mobilidade acadêmica pode ser realizada durante o doutorado sanduíche em universidades estrangeiras. Nesta modalidade, os doutorandos recebem orientação de docentes na universidade de destino, podendo complementar suas pesquisas durante o período no exterior.

Além disso, as disciplinas em inglês e a presença de estudantes internacionais em mobilidade na PUCRS promovem a chamada internacionalização em casa, garantindo que os estudantes tenham contato com um idioma diferente e culturas de outros países. Essas práticas permitem que os estudantes saiam da graduação ou pós com uma formação internacionalizada, mesmo sem sair do Campus.

Cooperação internacional

2018_11_20_direito_internacionalizacao_2O corpo docente da Escola de Direito também tem um papel crucial no fomento à internacionalização da escola. Com participação frequente em eventos internacionais, além de promoção de eventos na Universidade com palestrantes estrangeiros, os professores e pesquisadores fortalecem cada vez mais sua rede internacional. Entre os países com trocas recorrentes estão Alemanha, Espanha, Itália, França e Portugal, na Europa, e Peru, Chile, Colômbia e Argentina, na América Latina.

O resultado desta inserção internacional, além de eventos dentro e fora do Brasil, é a cooperação na pesquisa, com diversos estudos finalizados e em curso em parceria com instituições estrangeiras. Exemplos disso foi a criação e estruturação da rede latino-americana de pesquisa em Direitos Fundamentais, que reúne instituições do Brasil (PUCRS, UNOESC, UNISC, PUCPR, UNIBRASIL, UNIFOR, FDV), Peru (PUCP e Universidade São Marcos), Chile (Universidade de Talca), Colômbia (Universidade Externado) e México (UNAM).

Outro exemplo é o projeto Direitos e Regulação na Internet, mantido em parceria com a Universidade de Hamburgo e Universidade de Düsseldorf, com apoio da CAPES/DAAD. Já o projeto sobre o direito à saúde e sistema de saúde em perspectiva comparada entre Alemanha, Argentina, África do Sul, Brasil, Colômbia e Índia, é feito em parceria entre PUCRS e Instituto Max-Planck de Direito Social e Política Social, na Alemanha. Outros diversos projetos realizados pelos pesquisadores da Escola transitam entre as diferentes esferas do Direito.

Em constante movimento

A Escola de Direito reconhece a internacionalização como pauta importante para ampliação e fomento contínuo. Entre os planos a serem colocados em prática, destacam novas oportunidades de dupla titulação (em tratativas com a Universidade Autónoma de Lisboa); o desejo de expandir as disciplinas em língua estrangeira na graduação e promoção de eventos específicos para difundir as opções de internacionalização que a Escola oferece, com ênfase na troca de experiências entre os alunos.