21/09/2018 - 13h50

Alunos internacionais participam de Jantar Farroupilha em CTG

Estudantes de 11 países visitaram Centro de Tradições Gaúchas em atividade da Assessoria de Cooperação Internacional

jantar farroupilha, mobilidade acadêmica

Foto: Mariana Haupenthal

Em plena Semana Farroupilha, os estudantes internacionais em mobilidade na PUCRS neste semestre tiveram a oportunidade de conhecer de perto um pouco mais sobre a cultura gaúcha. Na noite desta terça-feira, dia 18 de setembro, alunos de 11 países foram recepcionados no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aldeia dos Anjos, na cidade de Gravataí.

O encontro contou com integração entre os estudantes estrangeiros e a invernada juvenil, momentos de curiosidades sobre o chimarrão e sobre a vestimenta típica. Depois foi hora de assistir ao show de danças do grupo, com música ao vivo. Os alunos foram convidados a participar da Polonese, tradicional dança polonesa com influência francesa, também conhecida como dança da integração. Após as apresentações, um jantar com diversos pratos típicos foi servido.

Osvaldo Arevalo Salazar, do Instituto Tecnológico Superior de Irapuato, no México, curtiu a noite e destacou a riqueza da cultura gaúcha. “Achei muito interessantes as roupas muito coloridas das mulheres e os homens com botas e chapéus, além disso, o som que os gaúchos pilchados fazem quando caminham também é um aspecto peculiar da cultura”, comentou o estudante de Engenharia Industrial.

Para Hugo Chircop, da Université Bordeaux Montaigne, na França, e que está fazendo disciplinas na Escola de Humanidades, o show de danças foi o mais interessante. Já para alemã Juliane Dainat, estudante da Hochschule Bremen, conhecer os adolescentes do grupo de danças e ver que mesmo os mais jovens buscam manter a cultura gaúcha viva e o quanto se sentem orgulhosos ao fazer isso foi gratificante. “É muito legal que a PUCRS nos ofereça tantas opções diferentes para conhecermos o Campus, a cidade e a cultura do Rio Grande do Sul”, adiciona.

jantar farroupilha, mobilidade acadêmica

Foto: Mariana Haupenthal

A atividade foi promovida pela Assessoria de Cooperação Internacional e faz parte do calendário de acolhimento dos alunos internacionais. Para Vitor Schaurich, que atua na Mobilidade In da Assessoria, esta foi uma oportunidade de apresentar as tradições do Rio Grande do Sul em um momento de integração.  “Quando realizamos a difícil escolha de viver em um país diferente, nada é mais enriquecedor e gratificante do que conhecer e explorar a cultura e as tradições locais de maneira que nos sintamos acolhidos e integrados na sociedade que nos recebe”, afirma.

Sobre o CTG Aldeia dos Anjos

A acolhida do CTG Aldeia dos Anjos foi o que fez do evento um momento especial e inesquecível para os alunos estrangeiros. Fundado em 22 de janeiro de 1956, o local busca resgatar, preservar e difundir as artes e a cultura do povo gaúcho. O CTG já participou de diversas competições e apresentações em mais de 15 países ao redor do mundo, como China, Bélgica, França, Itália, Turquia, Canadá e Estados Unidos. Em 2017, conquistou o Grand Prize do Cheonan World Dance Festival, disputado na Coreia do Sul.