04/03/2020 - 09h43

Alunos internacionais iniciam estudos na PUCRS neste semestre

Mais de 40 estudantes de 16 países participaram do Seminário de Orientação nessa segunda e terça-feira

seminário de orientação, estrangeiros, alunos internacionais

Estudantes devem participar de atividades de integração durante o semestre / Foto: Mariana Haupenthal

A PUCRS estará ainda mais internacionalizada no primeiro semestre de 2020. Isso porque contaremos com a companhia de 41 estudantes internacionais que escolheram a nossa Universidade para seu período em mobilidade acadêmica, além de outros sete alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) que serão alunos regulares da graduação. O grupo é formado por estudantes vindos de 16 países: Alemanha, Benim, Bolívia, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Itália, Reino Unido, República do Congo, México e Timor Leste.

Nessa segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de março, os novos alunos participaram do Seminário de Orientação, promovido pelo Escritório de Cooperação Internacional. A programação contou com orientações acadêmicas, tour pelo Campus, passeio por Porto Alegre, atividades com os voluntários do Programa Amigo Universitário e coquetel de recepção.

Os estudantes estarão espalhados pelas sete Escolas e devem participar de atividades de integração ao longo de todo semestre. Interessados em participar do acolhimento dos estudantes internacionais no próximo semestre poderão se preparar para as inscrições do Programa Amigo Universitário, que se iniciam no mês de abril.

Novas experiências

Dorcas Kitoko permanecerá os quatro anos da graduação no Brasil / Foto: Mariana Haupenthal

Dorcas Kitoko, da República Democrática do Congo, inicia seus estudos na Escola de Direito neste semestre. Bolsista do programa PEC-G, a estudante permanecerá os quatro anos da graduação no Brasil e se diz animada com o início das aulas. “Sou bastante tímida, mas estou muito animada para tudo que esse tempo aqui no Brasil me reserva”, comenta.

O acadêmico de medicina da Universidad Católica Boliviana San Pablo, da Bolívia, Nicolas Toledo Ribera chega à PUCRS para seu período de internato médico. Ele atuará no Hospital São Lucas e escolheu Porto Alegre como destino por indicação da própria universidade, que também é católica.

As italianas Elisabetta Gherri e Sevil Chetulyan iniciam seu segundo semestre na PUCRS, parte do programa de dupla titulação entre a Escola de Direito e a Università Degli Studi di Parma. As estudantes farão sete disciplinas em 2020/1. Já o italiano Ludovico Giraudo, também de Parma, chega para seu período de mobilidade acadêmica no curso de Ciência e Inovação em Alimentos. “Estou adorando a cidade e o Campus é muito bonito. Estou animado para o início das aulas”, adiciona.

Estudos no exterior em 2020/2

Estudantes brasileiros que tenham interesse em realizar um semestre da graduação no exterior poderão participar do processo seletivo do Edital 2 do Programa de Mobilidade Acadêmica, com inscrições até o dia 25 de março de 2020. São mais de 180 vagas em 46 universidades conveniadas. Saiba mais neste link.