14/02/2019 - 17h58

Alunos internacionais conhecem espaços do Campus durante curso

Curso de português para estrangeiros une idioma, cultura e atividades de integração

foto com alunos em dinâmica no crialab

Alunos estrangeiros realizam atividades práticas no CriaLab / Foto: Mariana Haupenthal

Entre os dias 7 e 20 de fevereiro, os alunos internacionais que chegam para seu período de mobilidade acadêmica estão participando do curso especial Portuguese for International Students, oferecido pela Assessoria de Cooperação Internacional. A programação de duas semanas que antecede o início oficial do semestre conta com aulas de português, informações culturais sobre o Brasil e o Rio Grande do Sul, além de atividades de integração em diferentes estruturas da PUCRS. Nesta edição, os alunos internacionais representam oito países: Canadá, Chile, Espanha, França, México, Portugal, Reino Unido e Suécia. Além disso, um aluno brasileiro da Universidade Católica de Pernambuco, em mobilidade no curso de Direito, também participou das atividades.

Experiências pelo Campus

O cronograma do curso reserva as manhãs para aulas de português, enquanto no turno da tarde algumas atividades práticas são realizadas em diversos espaços da Universidade. No Laboratório de Criatividade do Tecnopuc (CriaLab) os alunos participaram de uma atividade de brainstorming onde criaram protótipos com soluções para desafios de quem está morando longe de casa.

alunos extrangeiros jogando vôlei no parque esportivo

Estudantes jogam vôlei no Parque Esportivo / Foto: Mariana Haupenthal

Os estudantes também praticaram uma tarde de esportes no Parque Esportivo e assistiram a um workshop nos simuladores de voo do curso de Ciências Aeronáuticas da Escola Politécnica. Na próxima semana está previsto uma visita ao TECNA – Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul.

Apoio e acolhimento

O curso tem o objetivo de auxiliar na adaptação dos estudantes em sua chegada à PUCRS, possibilitando que transitem pelo Campus e conheçam outros colegas que também estão chegando. Para a professora do curso, Lucia Maia, a convivência entre os alunos de diferentes nacionalidades tem sido enriquecedora. Ela destaca também que o curso é o primeiro contato com a língua portuguesa de grande parte dos inscritos. “Embora esta dificuldade inicial, pude perceber, com enorme alegria, que todos estão entusiasmados, comprometidos e abertos a todas as oportunidades para aprofundar conhecimentos”, destaca a professora.

A assessora-chefe da Assessoria, Heloísa Delgado, classifica o curso como uma importante oportunidade de interação e de criação de laços de amizade para o período que estiverem em Porto Alegre. “Este novo formato de curso, oferecido gratuitamente, é fundamental para garantir o acolhimento linguístico, cultural e social dos alunos em mobilidade, a exemplo do que acontece em universidades internacionais de referência”, adiciona.