12/03/2018 - 13h22

Aluna recebe reconhecimento por mérito acadêmico no México

Julia Ourique Valim, da Escola de Negócios, faz mobilidade na Universidade de Celaya

Julia Ourique Valim

Foto: arquivo pessoal

A estudante do curso de Comércio Internacional da Escola de Negócios, Julia Ourique Valim está em seu segundo semestre na Universidade de Celaya, no México. A experiência de mobilidade tem sido de conquistas para a jovem, que em fevereiro foi homenageada com uma medalha de mérito acadêmico, devido ao seu excelente desempenho nos estudos.

Julia chegou ao México em junho de 2017, com a intenção de cursar apenas um semestre na instituição. No entanto, a experiência foi tão positiva que ao saber da possibilidade de estender sua permanência por mais seis meses, embarcou em um novo período de estudos. Ela retorna ao Brasil em julho deste ano para concluir seu curso na PUCRS.

A escolha pelo país da América Latina foi incentivada pela proximidade com os alunos estrangeiros em mobilidade na PUCRS. “Esse convívio amplia muito a visão sobre as possibilidades que temos como estudantes e as alternativas que a própria PUCRS nos oferece e que, muitas vezes, não nos damos conta”, comenta Julia. No segundo semestre de 2016, foi colega de alunos internacionais do México, vindos justamente da Universidade de Celaya, resultando em grandes amizades. “A paixão pelo idioma, pela cultura mexicana e as amizades feitas foram, sem dúvida, os motivos que influenciaram minha decisão de vir para este país e para esta universidade”, conta a estudante.

Julia Ourique Valim

Foto: arquivo pessoal

Sobre os estudos, Julia comenta que tem uma rotina bastante exigente. “Os horários, a demanda e o método de ensino aqui são muito diferentes, além da dificuldade extra de estudar em outro idioma”, conta a jovem. Apesar dos desafios, mostrou-se determinada e responsável com seus estudos. A premiação pelo excelente desempenho acadêmico representa o resultado de muito empenho ao longo do seu semestre no México.

Julia destaca o sentimento de gratidão em receber o reconhecimento de seus professores, que eles chamaram de “duplo mérito” por conquistar um resultado de excelência acadêmica ao mesmo tempo em que lidava com diferenças culturais e enfrentava desafios com o idioma. “A dica que posso dar para outros alunos é: façam mobilidade acadêmica! Se tiverem a oportunidade, não deixem passar. Além de refletir em nossa bagagem acadêmica, é uma experiência única de vida”, recomenda.