02/01/2019 - 10h24

Aluna da PUCRS conquista bolsa em universidade holandesa

Bruna Fernandes desenvolverá parte de sua pesquisa com radiofármacos na University Medical Center of Groningen

Bruna com os colegas de departamento

Bruna Fernandes conquistou seu diploma em Farmácia pela Escola de Ciências da Saúde da PUCRS em 2012. Três anos depois concluiu o mestrado profissional em Biotecnologia Farmacêutica. Atualmente é doutoranda da Escola de Medicina em Gerontologia Biomédica e em 2019 faz as malas para passar dois anos na Holanda. Fernanda foi aceita pelo Abel Tasman Talent Program e receberá bolsa para desenvolver parte de sua pesquisa na University Medical Center of Groningen (UMCG).

Na despedida, Bruna ganhou presentes e cartão dos colegas

A oportunidade surgiu ao procurar a professora Cristina Jeckel, hoje sua orientadora, para iniciar seu doutorado com radiofármacos. “Ela me falou da oportunidade devido à parceria entre a PUCRS e a University of Groningen”, conta. Fernanda passou o mês de setembro deste ano na UMCG, onde delineou seu projeto e o preparou para submissão à bolsa conquistada. “Minha pesquisa engloba o estudo de um peptídeo e o desenvolvimento deste em um novo radiofármaco para marcação de processos inflamatórios e alguns tipos de tumores associados aos macrófagos. No Brasil, o peptídeo será estudado em relação a sua possível ação terapêutica, e na RUG se tornará um radiofármaco para diagnóstico”, comemora.

A primeira experiência de um mês na instituição holandesa deixou boas impressões e o desejo de retornar ao Brasil, após a dupla diplomação, para ajudar no crescimento da área de radiofármacia, especialmente em pesquisa e desenvolvimento. Fernanda conheceu o Campus, os laboratórios e equipe com a qual irá trabalhar pelos próximos dois anos. “Além da cidade ser um encanto, a UMCG é muito bonita e bem estruturada. Todas as pessoas foram muito legais comigo desde o dia em que cheguei. Meus colegas no departamento foram solícitos e aprender muito com eles”, garante.